FOTOGRAFIAS DA VIAGEM 34 DO NAVIO ESCOLA "SAGRES" A LENINGRADO.

Available actions

Reader available actions

 

FOTOGRAFIAS DA VIAGEM 34 DO NAVIO ESCOLA "SAGRES" A LENINGRADO.

Description details

Record not reviewed.

Description level

Collection   Collection

Reference code

PT/BCM-AH/EMFP

Title type

Atribuído

Date range

1975  to  1975 

Dimension and support

1 capa com 21 positivos a preto e branco.

Extents

1 Capas

Holding entity

Marinha Portuguesa

Producer

Alfarrabista - Emiliano Manuel Faria Pereira

Custodial history

O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo.

O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.

Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha.

Documentação remetida à Biblioteca Central da Marinha - Arquivo Central, em 1977 e 1992, pelos S.S.F.A.

Incorporada no Arquivo Histórico em 2006.

Acquisition information

Doação.

Scope and content

Viagem 34 dos cadetes do curso "Gonçalo Velho" (1º ano), iniciada a 14 de julho de 1975.

Durante a estadia em Leningrado, onde o Capitão-de-mar-e-guerra, Fernando Miranda Gomes era comandante do N.E.Sagres no período de 05.05.75 a 15.11.76 (viagens 33-36) onde foram oferecidos duas receções pelo então Comandante Naval, Capitão-de-mar-e-guerra Vasco da Costa Santos, que aí se deslocara para o efeito, uma em terra e outra a bordo.

Leningrado foi uma das paragens do navio-escola "Sagres" e o único navio da Marinha Portuguesa a visitar um porto da ex-União Soviética.

Arrangement

Ordem Cronológica

Access restrictions

Sem restrições, exceto as decorrentes previstas na lei.

Conditions governing use

Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.

Other finding aid

Índices

Notes

O doador Emiliano Manuel Faria Pereira entregou em mão ao Sr. Almirante Roque Martins, que por sua vez, fez chegar à BCM-Arquivo Histórico da Marinha.