Diário Náutico

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Diário Náutico

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Unidade de instalação   Unidade de instalação

Código de referência

PT/BCM-AH/92/001/02

Tipo de título

Atribuído

Título

Diário Náutico

Datas de produção

1917-04-21  a  1918-01-05 

Dimensão e suporte

1 U.I.(2): Livro; 200 folhas; papel

Extensões

1 Livro
200 Folhas

História administrativa/biográfica/familiar

O Caça-Minas "Azevedo Gomes" pertencia à classe dos "Vapores" e,segundo a OA nº 6A/1916, passou a denominar-se "Manuel de Azevedo Gomes".Era um navio de pesca tipo arrastão que foi requisitado com o objetivo de executar missões de rocega de minas e de patrulhar as costas continentais e insulares portuguesas, depois da entrada de Portugal na 1ª Guerra Mundial. Com 41 metros de comprimento, deslocava 245 toneladas e a sua lotação era de 20 homens.Entrou ao serviço no dia 16 de Maio de 1916 e no dia 19 passou ao serviço do Estado com a missão de protecção do porto de Lisboa,entre o cabo da Roca e o cabo Espichel, atuando em parelha com o "Hermenegildo Capelo" e com o "Baptista de Andrade".Sob o comando do 1º Tenente Carvalho de Araújo, no dia 4 de Setembro de 1916 detetou e destruiu 4 minas nas proximidades da barra de Lisboa.Efetuou 3383 horas de missão de rocega diúrna e nocturna;Desarmou em 26 de Março de 1919 e deixou de estar ao serviço do Estado.

Âmbito e conteúdo

Livro com 200 folhas onde se encontra registado, pelo Oficial de quarto, tudo quanto interessa à navegação, tais como: Rumos, caminhos percorridos, terras ou faróis avistados ou à vista, estado do tempo, temperaturas, pressões barométricas, e todas as ocorrências passadas, tanto a bordo como no mar, à vista do navio, desde 20 de Abril de 1917 até 05 de Janeiro de 1918.

Assinaturas

Autógrafas

Ingressos adicionais

Fundo fechado

Sistema de organização

Por séries e por ordem cronológica

Condições de acesso

Acessível

Condições de reprodução

Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.

Cota descritiva

Fundo 92; 6-LIV-2-1; L 2

Cota antiga

6-XI-10-2; L 2

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Índices

Tipo u.i.