Vapor "Algol"

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Vapor "Algol"

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BCM-AH/101

Tipo de título

Formal

Título

Vapor "Algol"

Datas de produção

1943  a  1945 

Dimensão e suporte

10 U.I.(1/10); 7 livros e 3 capilhas; 948 folhas; papel

Extensões

7 Livros
3 Capilhas
948 Folhas

Entidade detentora

Biblioteca Central de Marinha - Arquivo Histórico

Produtor

Vapor "Algol"

História administrativa/biográfica/familiar

Pela Portaria 10518/28 de 28 de Outubro de 1943 (LDR - Out.1943) foi determinado que os vapores "Algol" e "Almancil" fossem aumentados, temporariamente, ao efectivo da Armada, mantendo as mesmas designações. Tendo sido requisitado em 4 de Setembro de 1943, juntamente com o "Almancil", deu entrada ao serviço em 01 de Outubro do mesmo ano e a sua lotação era de 33 marinheiros.Foi abatido em 10 de Setembro de 1945 (LDR.Set.1945).

História custodial e arquivística

O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha. A documentação foi transferida para o Arquivo Geral da Marinha e incorporada, em 2006, no Arquivo Histórico.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Por transferência do Arquivo Intermédio

Âmbito e conteúdo

Conjunto de documentação produzida pelo vapor "Algol", 1943/1945, composta por 7 livros e 3 capilhas, 10 unidades de instalação, 948 folhas, organizadas em 4 séries e 3 subséries.

Assinaturas

Autógrafas

Ingressos adicionais

Fundo fechado

Sistema de organização

Por séries e por ordem cronológica

Condições de acesso

Acessível

Condições de reprodução

Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Índices