Lugre Fernando
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/BCM-AH/636
Tipo de título
Formal
Título
Lugre Fernando
Datas de produção
1911
a
1912
Dimensão e suporte
1 U.I.; 1 livro; 95 fls, papel, rub, manuscrito
Extensões
1 Livro
95 Folhas
Entidade detentora
BCM - Biblioteca Central de Marinha - Arquivo Histórico
Produtor
Lugre "Fernando"
História administrativa/biográfica/familiar
Navio com a arqueação de 1:128,26 toneladas brutas e 1:030,55 toneladas líquidas, registado no porto de Lisboa, de que é proprietário L. F. Bagão e outrosEste navio tinha como principal rota Lisboa / Ponta Delgada (Ilha de São Miguel, Açores) e Ponta Delgada (Ilha de São Miguel, Açores) / Lisboa.
História custodial e arquivística
O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha. Proveniente da Capitania do Porto de Lisboa. A documentação foi transferida para o Arquivo Geral da Marinha e incorporada, em 2007, no Arquivo Histórico.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Transferência.
Âmbito e conteúdo
Fundo constituído por 1 diário náutico.O diário náutico ou diário de navegação inclui: o registo de tudo quanto interessa à navegação, como - rumos, caminhos percorridos, terras ou faróis avistados ou à vista, estado do tempo, temperaturas, pressões barométricas, e todas as ocorrências passadas, tanto a bordo como no mar, à vista do navio, elaborado pelo oficial de quarto.Contém os registos das viagens realizadas entre 1911 – 1912, comandado pelo Capitão João da Cruz; sendo Piloto Carlos José Peres, Praticante e proprietário José Fernandes Bagão e Contramestre Manuel Refino Pereira, com uma tripulação de dez elementos.Num total de seis viagens realizadas, com partida do porto de Lisboa com destino ao porto de Ponta Delgada (Ilha de São Miguel), Açores, transportando carga diversa e cereais.
Assinaturas
Autógrafas
Ingressos adicionais
Fundo fechado
Sistema de organização
Ordenação cronológica, por séries.
Condições de acesso
Acessível
Condições de reprodução
Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.
Idioma e escrita
Português
Instrumentos de pesquisa
Índices
Unidades de descrição relacionadas
Fundo 10 - Departamento Marítimo da Capitania do Porto de Lisboa 1181