Vapor "República"
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/BCM-AH/57
Tipo de título
Formal
Título
Vapor "República"
Datas de produção
1916
a
1919
Dimensão e suporte
28 Unidades de Instalação; papel, rub, manuscritas, datilografadas, selos, estampas.
Extensões
19 Livros
6 Capilhas
2 Envelopes
4722 Folhas
Entidade detentora
BCM - Biblioteca Central de Marinha - Arquivo Histórico
Produtor
Vapor "República"
História administrativa/biográfica/familiar
O Navio Vapor "República" foi construído em 1911, em Aberdeen (Escócia), em aço, com Sistema de Tríplice Expansão, com uma força de 800 cavalos, tendo uma tripulação de 14 homens sendo o seu proprietário a Empresa Lisbonense de Pesca Limitada, registado no Porto de Lisboa. Era um Navio de pesca do alto (áreas de pequena e grande cabotagem), com 41,20 metros de comprimento, 7,36 metros de boca, 3,86 metros de ponta, com uma arqueação de 339,67 toneladas brutas e 115,36 toneladas líquidas.Passou ao Serviço do Estado em 02 de maio de 1916, devido à participação de Portugal na Primeira Grande Guerra, desarmando e deixando de estar ao Serviço do Estado em 31 de março de 1919.Comandado pelo Primeiro-tenente Justino Henrique Herz, de 02.05.1916 a 14.07.1917 e pelo Primeiro-tenente Marcelino Carlos de 14.07.1917 a 01.04.1919.Foi um Navio de Serviço de Pilotagem e Vigilância, patrulhando toda a nossa costa de Norte a Sul do País, fazia a regulação de agulhas, experiência de artilharia e manobras ou exercícios de esquadra.
História custodial e arquivística
O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha. A documentação foi transferida para o Arquivo Geral da Marinha e incorporada, em 2006, no Arquivo Histórico.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Transferência
Âmbito e conteúdo
Este fundo contém um conjunto de documentação referente ao Navio Vapor "República", tais como: Diários Náuticos, Ordens ao Navio, Livro de Registos de Serviço Diário, Livro de Alardo Geral da Guarnição e Registo de Tirocínios e Navegação, Livro da Visita Médica Diária, Livro de Registo Clínico, Diário de Máquinas, Copiadores de Notas, Diário de Transmissões, Livro de Registo de Radiogramas, Livro de Registo de Sinais, Correspondência Diversa, Mapas do Estado da Guarnição, Exposições do Comandante ao Comando de Esquadrilha de Patrulha, História e Características do Navio.
Assinaturas
Autógrafas
Ingressos adicionais
Fundo fechado
Sistema de organização
Ordenação por séries temáticas e ordem cronológica.
Condições de acesso
Acessível
Condições de reprodução
Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.
Idioma e escrita
Português
Instrumentos de pesquisa
Índices
Unidades de descrição relacionadas
Caixa 1404