Comissão Executiva para a Recuperação da Fragata "D.Fernando II e Glória"

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Comissão Executiva para a Recuperação da Fragata "D.Fernando II e Glória"

Detalhes do registo

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/BCM-AH/APCMS/APCMS/006

Tipo de título

Atribuído

Título

Comissão Executiva para a Recuperação da Fragata "D.Fernando II e Glória"

Datas de produção

1998-02-27  a  1999-10-07 

Dimensão e suporte

u.i 2 (2 envelopes); 135 fotografias; color; 3 mapas; 2 planos do navio; folhas, papel.

Extensões

2 Envelopes

Âmbito e conteúdo

A Fragata D. Fernando II e Glória é o último navio exclusivamente à vela da Marinha Portuguesa e a última “Nau” da “Carreira da Índia”, verdadeira linha militar que durante mais de 3 séculos fez a ligação entre Portugal e aquela antiga colónia. Foi também o último grande navio a ser construído no estaleiro real de Damão (Estado da Índia) onde foi lançado à água em 1843, sendo depois rebocado para Goa a fim de ser armado e aparelhado.O navio foi batizado com o nome de D. Fernando II e Glória em homenagem a D. Fernando Saxe Coburgo-Gotha, marido da Rainha D. Maria II de Portugal e à própria Rainha cujo nome era Maria da Glória.Entre 1865 e 1938, fundeado no Tejo, funcionou como Escola de Artilharia Naval.Em 1947 o navio passou a ser a sede de uma obra social que viria a acolher muitos adolescentes e jovens rapazes, maioritariamente órfãos e provenientes de classes desfavorecidas e que nele recebiam formação escolar e aprendizagem técnica naval para mais tarde poderem trabalhar na Marinha de Guerra, de pesca ou mercante.Em 1963, ainda nessas funções, a D. Fernando II e Glória sofreu um grande incêndio que a destruiu em grande parte, tendo ficado meio submersa no rio Tejo até 1992, altura em que foi decidido promover a recuperação e restauro do navio, projeto considerado pelo governo de interesse cultural e que enquadrado na Lei do Mecenato foi alvo imediato do interesse de muitas empresas e instituições.A reconstrução do casco teve lugar no estaleiro Ria Marine em Aveiro. Em 1997 voltou a Lisboa a fim de completar os trabalhos de restauro no Arsenal do Alfeite e ser equipado para servir como navio museu. Em abril de 1998 foi entregue à Marinha como Unidade Auxiliar e aberto ao público na EXPO 98.Incluí esta série: A cópia fiel do Auto de Entrega da Fragata "D.Fernando II e Glória"; um conjunto de fotografias alusivas à entrega da Fragata, representada pelo seu Presidente, Capitão-de-mar-e-guerra Res José Fernandes Martins e Silva. Contempla igualmente, uma resenha Histórica da Fragata, assim como, planos do navio, coleção de selos e três mapas cartográficos nos quais se visualizam a rota da Viagem de Circum-navegação.Cópia do Projeto de Recuperação Da "Fragata D.Fernando II e Glória". Síntese final dos trabalhos.

Assinaturas

Autografas

Ingressos adicionais

Fundo Fechado

Sistema de organização

Série e ordem cronológica