Navio da República Portuguesa (N.R.P.) "Espadarte"

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Navio da República Portuguesa (N.R.P.) "Espadarte"

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BCM-AH/275

Tipo de título

Formal

Título

Navio da República Portuguesa (N.R.P.) "Espadarte"

Datas de produção

1911-07-31  a  1938 

Dimensão e suporte

13 Séries; 61 Unidades de Instalação; 48 Livros; 2 Caixa; 1 Envelope; 14 Capilhas; 352 Mapas; 1 Pasta; 14 Processos, 7096 folhas; papel; rub; carimbos; manuscritas; datilografadas.

Entidade detentora

Biblioteca Central de Marinha - Arquivo Histórico

Produtor

N.R.P. "Espadarte"

História administrativa/biográfica/familiar

O N.R.P. "Espadarte" foi o primeiro submarino moderno da Marinha Portuguesa, encomendado em 1907 e construído nos Estaleiros Navais de La Spezia na Itália, que entrou ao serviço de Portugal em 15 de Abril de 1913, tornando Portugal numa das primeiras Nações com este tipo de armamento. Era equipado com quatro torpedos, lançados por dois tubos. Serviu na Primeira Guerra Mundial e formou juntamente com submarinos da classe Foca, a 1ª Esquadrilha de Submarinos. Foi desarmado em 1928 e desativado em 1931. A sua aquisição foi decidida durante o reinado de D. Carlos I.

História custodial e arquivística

O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha. A documentação foi transferida para o Arquivo Geral da Marinha e incorporada, em 2006, no Arquivo Histórico.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Transferência

Âmbito e conteúdo

Este fundo contém um conjunto de documentação referente ao Submarino N.R.P. "Espadarte", tais como: Diários Náuticos, Livros de Registos de Imersão, Livro de Ordens do Oficial Imediato, Livro de Tirocínios Efectuados, Livro de Registo do Oficial Inferior da Divisão, Livro de Registo dos Trabalhos a Efectuar nos Motores de Combustão, Registo do Serviço das Baterias dos Acumuladores Eléctricos, Livros de Registos dos Trabalhos Gerais do Navio no Dique do Arsenal da Marinha, Mapa Diário do Funcionamento dos Motores de Combustão, Mapas do Estado do Pessoal e do Material, Relatórios Técnicos de Construção, Copiador de Correspondência e História e Caraterísticas do Navio.

Assinaturas

Autógrafas

Ingressos adicionais

Fundo fechado

Sistema de organização

Ordenação por séries temáticas e ordem cronológicas

Condições de acesso

Acessível

Condições de reprodução

Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.

Idioma e escrita

Português, Francês e Italiano

Instrumentos de pesquisa

Índices