Relatório de missões

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Relatório de missões

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Unidade de instalação   Unidade de instalação

Código de referência

PT/BCM-AH/348/01/0001

Tipo de título

Formal

Título

Relatório de missões

Datas de produção

1965  a  1965 

Dimensão e suporte

1 U.I.(1); 1 Envelope; 9 folhas; papel

Extensões

1 Envelope
9 Folhas

História administrativa/biográfica/familiar

A lancha de fiscalização Tete, lancha-canhoneira pequena, possuía as seguintes características:Deslocamento máximo - 73.72 toneladas; Comprimento - 26.96 metros; Boca - 6.15 metros; Calado máximo - 0.85 metros; Velocidade máxima - 7 nós; Velocidade económica - 6 nós; Tempo mínimo de aprontamento partindo do frio - 5 horas; Armamento : 2 metralhadoras "Oerlikon" MK III em reparos simples. 2 Máquinas alternativas a vapor; 1 Caldeira a lenha e, por este motivo, o navio navegava com duas lanchas de apoio com cerca de 60 metros cúbicos de capacidade, a reboque ou de braço dado; A lotação era composta de 24 elementos ( 1 Oficial, 1 sargento, 2 praças e 20 marinheiros auxiliares). Foi construída em Inglaterra pela casa Yarrow & Co., e montada em Quelimane pela companhia da Zambézia tendo sido concluídos em 24 de Maio de 1920 os trabalhos de montagem da mesma. Foi novamente lançada à água no Chinde em 1920 e,durante a sua vida, sofreu várias reparações e alterações; a sua actividade consistia nas navegações no Zambeze e no Chire apoiando as populações sobretudo em tempo de cheias,e efectuando o transporte de cargas e passageiros.A sua última viagem ocorreu de Madeadane para Chacuma e de Chacuma para o Chinde, tendo terminado no dia 19-05-1971.Em 1973, encalhada e abandonada na praia do Chinde, estavam em curso os preparativos para ser transportada para Lisboa a fim de ser recuperada e integrada no património do Museu de Marinha, mas, com o processo da descolonização iniciado em meados de 1974, esse projeto foi esquecido.

História custodial e arquivística

O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha. A documentação foi transferida para o Arquivo Geral da Marinha e incorporada, em 29-12-2014, no Arquivo Histórico.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Por transferência do Arquivo Intermédio

Âmbito e conteúdo

Relatórios de missão referente a missão do comando do navio, partidas, chegas e tempos de navegação, estados do material, do pessoal e recomendações.

Assinaturas

Autógrafas

Ingressos adicionais

Fundo fechado

Sistema de organização

Por séries e por ordem cronológica

Condições de acesso

Confidencial

Condições de reprodução

Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.

Cota descritiva

Fundo 348; 6-XXX-3-3/1

Cota antiga

5-II-9-3

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Índices

Tipo u.i.