ÁLBUM N.º 1 MISCELLANEA
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/BCM-AH/APCHB/0001
Tipo de título
Formal
Título
ÁLBUM N.º 1 MISCELLANEA
Datas de produção
1919
a
1927
Dimensão e suporte
Álbum encadernado (450X290mm); 70 fls (393X283mm);190 imagens p&b; 10 gravuras em aguarela; recortes de imprensa nacional e internacional.
Autor intelectual
Carlos Eduardo Bleck
Autor material
Carlos Eduardo Bleck
História administrativa/biográfica/familiar
Carlos Eduardo Bleck nasceu no Dafundo, "às portas de Lisboa" e frente ao Tejo, em 23 de Maio de 1903, filho de Charles Henry Bleck, cidadão Inglês e de Helena Pedroso dos Santos Bleck. Viria a falecer com 72 anos, no dia 07 de Dezembro de 1975Embora o seu pai fosse inglês Carlos Bleck optou pela nacionalidade portuguesa, no que sentia um sincero orgulho, sempre demonstrado nos seus actos de fervoroso patriotismo.Descendente de uma família judaica da Polónia, que a diáspora fixou em Portugal, o piloto crescera com a febre da velocidade. Foi corredor de automóveis e velejador olímpico, antes de abraçar a sua maior paixão: voar. Bleck, o primeiro português a ter um brevet de piloto civil, distinguiu-se também como empresário, fundando uma companhia de aviação, a CTA, que antecedeu a TAP. O que o imortalizou, porém, foram as viagens aéreas.Teve várias condecorações e honras ao longo da sua vida.Condecorações:•Oficial da Ordem Militar de Cristo (20 de Março de 1928)•Comendador da Ordem Militar de Cristo (1 de Maio de 1931)•Oficial da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito (11 de Julho de 1931)•Comendador da Ordem do Império (11 de Junho de 1964)
Âmbito e conteúdo
Álbum N.º 1 [título formal]. - “Miscellanea que compõe em partes o que se chama Vida.”Como diz o autor, “Um álbum compilado em alguns minutos vagos na minha vida de trabalho”,nas 70 páginas podemos acompanhar o seu percurso de vida, num período temporal de 9 anos 1919 – 1927. 1) - O início do Álbum resulta de uma aposta feita entre Carlos Bleck e o Chefe da Esquadrilha de aviação , em serviço em Aveiro e Carlos Bleck, apostando este último 500 francos contra 50 francos em como o atlântico seria atravessado até 30 de junho de 1919.Carlos Black ganhou a aposta como consta da noticia do The Daily Telegrah, segunda-feira, do dia 16 de Junho, 1919.O voo de Alcock e Brown foi o primeiro voo transatlântico, non-stop ou sem paragens, da história da aviação. Dois britânicos, John Alcock e Arthur Whitten Brown, fizeram esta celebrizada primeira travessia transatlântica, desta feita, sem paragens. Eles partiram de St. John's, Terra Nova e Labrador, Canadá, para Clifden, Irlanda. O voo percorreu 3 138 km, e durou cerca de 12 horas.2) - O fim do Álbum termina, com uma notícia do Daily Mail, segunda-feira, do dia 22 de maio de 1927. “LONE AIRMANS AMAZING FLIGTH” – O voo extraordinário do aviador solitário.A que Carlos Bleck “Assombroso”. Capitão Charles Augustus Lindbergh, ficou famoso por ter feito o primeiro voo solitário transatlântico sem escalas no seu avião Spirit of St. Louis. Partiu do Condado de Nassau, Estado de Nova Iorque, na costa oriental dos Estados Unidos, em direção a Paris. Um voo que ligou as duas capitais em 33 horas, 30 minutos e 30 segundos.3) - Entre estes dois factos está retratado as suas grandes paixões desportivas: Automobilismo; As competições em que participou em território nacional e internacional; os troféus adquiridos, fazendo dele um dos grandes na modalidade. Era reconhecido como um verdadeiro “Sportsman”. “Herdou do seu pai, a par de grandes qualidades de carácter e coração seu grande entusiasmo pelo «Sport»” In: Jornal O Sul Desportivo, agosto 1925.Era considerado no seu tempo, como um símbolo de audácia e atividade desportiva.A 18 de junho de 1922, faz a sua iniciação nas provas automobilistas, aos vinte anos inscreve-se na prova na prova « Kilometro lançado» de Lisboa com seu modelo "DELAGE" obtendo o segundo prémio da 3.ª categoria. Nesse mesmo ano tente fixar o recorde Lisboa-Porto em nove horas, com o mesmo modelo de automóvel.Os vários recortes de jornais existentes noticiando os feitos, assim como as fotografias selecionadas pelo autor, contribuem de forma bem evidente para o destaque desta modalidade.Desportos Náuticos; O gosto pelas regatas e navios à vela, a sua profunda ligação ao Club Naval de Lisboa, onde era considerado um dos mais prestigiosos elementos, as noticias da Imprensa Nacional e Internacional, correspondência recebida e trocada entre amigos, destacando-se sempre pelo seu conteúdo as do "Almirante Gago Coutinho" a coleção de postais inéditos em aguarelas, as fotografias, são relatos absolutamente surpreendentes que nos levam a viajar por rios e mares da costa Portuguesa, Espanhola, Francesa.Referir as suas largadas à vela no seu "ARCACHON" e "SAADA".Aviação; Voou pela primeira vez aos dezanove anos de idade, no Grupo de Esquadrilhas de Aviação da República, com a duração de 15 minutos. A 21 de Novembro de 1922 foi admitido na Escola Militar de Aviação com o intuito de obter o estatuto de aviador civil. Contudo, o desejo teve de ser adiado por razões de ordem particular relacionadas com o seu estado de saúde. Carlos Bleck foi forçado a abandonar o curso, poucos dias após ter sido admitido, mas regressou em 1925 para conseguir o primeiro diploma português de aviação civil, tirado numa escola militar (Base aérea de Cintra). É chamado a cumprir o serviço militar e pede a sua transferência para Cintra e matricula-se na Escola da Aviação.António Dias Leite oficial da aviação, foi o seu primeiro instrutor e captou a destreza e temperamento excecional e, em 11 lições Carlos Eduardo Bleck aprende a voar.A 08 de junho 1925, no penúltimo domingo desse mês, realizou no campo de Aviação de Cintra, na presença do seu ilustre instrutor Dias Leite, duas distintas aterragem num aparelho «Caudrou».Na manhã de 9 de junho ultimo fez o exame final de piloto-aviador, no «Caudron 26» e obtém o seu «brevet».Um homem do seu tempo, acompanhando as grandes inovações tecnológicas da aviação, fazem dele um destemido e audaz aviador, tendo realizado A correspondência recebida do seu amigo Almirante Gago Coutinho e disponível no seu álbum é prova evidente da importância dos feitos da travessia do Atlântico Sul e da admiração que tinha pelo "Herói" da A sua vida social, como profissional está bem referenciada através de artigos jornalísticos nacionais e internacionais; Recortes Jornais:Século;Correio da Manhã;Mundo;Diário de Lisboa;Diário Popular; Dailn Mail; The British Gazette; Telegraph;The Times.Carlos Eduardo Bleck enriquece o seu álbum "MISCELLANEA", com fotografias da vida social da Família Real Portuguesa ( Corpo Diplomático na missa campal da Marinha na Tapada; Rei Dom Carlos no tiro aos pombos, na Tapada; Rei Dom Carlos e o Príncipe Herdeiro Dom Manuel na Escola do Exército; Rainhas Dona Maria Pia e Rainha Dona Amélia em passeio, com o Rei Dom Carlos e o Infante na Escola do Exército).
Condições de reprodução
Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução, bem como as previstas na lei.
Cota descritiva
U.I. 1; Sala 6/XV/8/2
Idioma e escrita
Português, Inglês, Francês, Espanhol