ÁLBUM N.º 2 - "The Lisbon Coal & Oil Fuel Company Limited" - The Developement of a Business.
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/BCM-AH/APCHB/0002
Tipo de título
Formal
Título
ÁLBUM N.º 2 - "The Lisbon Coal & Oil Fuel Company Limited" - The Developement of a Business.
Título paralelo
BANATICA
Datas de produção
1914
a
1922
Dimensão e suporte
Álbum encadernado (315X433 mm); 80 fls (300X390mm);61 positivos p&b; Diário do Governo I Série -Número 200, 25 de setembro de 1922; recortes de imprensa; documentação datilografada.
Autor intelectual
Charles Henry Bleck
Autor material
Charles Henry Bleck
História administrativa/biográfica/familiar
Joseph William Bleck, nascido a 25 de outubro de 1853 em La Valleta, Malta, faleceu a 09 de fevereiro de 1918 em Oeiras, Cruz Quebrada-Dafundo. Os jornais da época escreveram; "...vitimado por uma síncope cardíaca, aos 64 anos, mas ainda com um vigor de espirito e de ação que o fazia mais novo, perde o país um homem de raro valor. Inglês de nascimento, mas português de coração como poucos dos que aqui nascem, os nossos progressos industriais e comerciais devem-lhe um impulso altamente patriótico e eficaz, traduzido em auxilio desinteressado a muitas iniciativas e na organização de em prezas florescentes. O seu saber e experiência em questões financeiras, a sua singular probidade e o grande prestigio, de que gozava lá fora nas principais praças, foram não poucas vezes aproveita dos pelos governos Portugueses para a solução de questões graves das nossas finanças. Uma promessa, um compromisso, a palavra, enfim, do sr. Bleck era sempre um penhor da maior confiança."Foi agraciado com a Ordem de Cristo.
Âmbito e conteúdo
Álbum N.º 2 [título formal]. - "The Lisbon Coal & Oil Fuel Company Limited", o conteúdo deste Álbum, representa segundo o seu filho Charles Henry Bleck, " O desenvolvimento e execução de um grande movimento e fonte de receita para o Porto de Lisboa" previsto pelo falecido pai. As cartas (correspondência recebidas) de congratulação pelo êxito da Empresa e que demonstram bem, o quanto o fundador da empresa estava certo relativamente aos cálculos financeiros obtidos, janeiro de 1922.O Álbum é constituído por Três Coleções de Fotografias:1914 - Antes da construção , os terrenos baldios que deram origem aos depósitos da Banatica na Margem Sul do Tejo;1915 - Instalação e preparativos das Obras para a construção dos depósitos de combustível;1916 - Instalação definitiva e conclusão da obra.As diferentes fotografias têm relação entre si por terem sido retiradas exatamente nos mesmos pontos nas três épocas acima referidas, mostram claramente a rapidez da transformação do local.16 de Novembro - O primeiro navio atracado à ponte da Banatica, navio a motor "Mira", com um carregamento de carvão.30 de Abril - O primeiro carregamento de óleo combustível recebido nos tanques da Banatica, pelo Vapor "Rion".29 de Junho de 1919 - O navio tanque "San Jerónimo" (na altura o maior navio tanque do Mundo) , descarregando 15.000 toneladas de óleo para as instalações da Banatica.Nos fins de 1921, já tinham sido descarregados mais de 250.000 toneladas de óleo e combustível e perto de 700 navios já tinham aportado à ponte da Banatica.
Condições de reprodução
Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução, bem como as previstas na lei.
Cota descritiva
U.I.2 Sala 6/XV/8/2
Idioma e escrita
Português, Inglês.