Plano de classificação

Arquivo particular Professor Doutor João Carlos de Oliveira Moreira Freire.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Arquivo particular Professor Doutor João Carlos de Oliveira Moreira Freire.

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Coleção   Coleção

Código de referência

PT/BCM-AH/APPDJCOMF

Tipo de título

Atribuído

Título

Arquivo particular Professor Doutor João Carlos de Oliveira Moreira Freire.

Datas de produção

1904  a  2012 

Dimensão e suporte

37 caixas

Extensões

37 Caixas

Entidade detentora

Biblioteca Central da Marinha - Arquivo Histórico

Produtor

Professor Doutor João Carlos de Oliveira Moreira Freire.

História administrativa/biográfica/familiar

João Freire, nasceu a 05 de Novembro de 1942, natural de Lisboa, por influência familiar, mas também por escolha própria, entrou para o Colégio Militar de Lisboa, onde permaneceu como interno por sete anos. Em 1960 entrou na Escola Naval. Guarda -marinha (da nova reforma) em 1964, aperfeiçoando-se em artilharia, onde foi oficial de guarnição no N.R.P "SAGRES", "CORTE REAL", "FAIAL", e "ÁLVARES CABRAL (Moçambique, 1966-1968)", expulso por deserção em 1968. Amnistiado e passado à Reserva Ab em 1974. Operário industrial metalúrgico entre 1970 e 1976 em França. Carreira universitária em Portugall, no ISCTE.Participou nos “Cadernos de Circunstância”, fundou “A Ideia”, participou na reconstrução do movimento libertário local, sendo também co-fundador da secção portuguesa da Amnesty International em 1971. Sociólogo, foi professor universitário, publicou vários livros.Em 1988 fez o Doutoramento em Sociologia, agregado, pelo ISCTE (1994). Domínio científico: sociologia (especialidade de sociologia do trabalho).Outras Atividades:Campeão nacional de esgrima em 1965 e representante português nas Universidades de 1961, 1963 e 1965, e nos Campeonatos do mundo de 1965 e da Europa (veteranos) em 2008.Fundador e diretor da Revista "A Ideia", 1974, co-fundador da secção portuguesa da Amnistia Internacional em 1981. Sócio correspondente do Clube Militar Naval (proposto por 32 sócios e aprovado por unanimidade e aclamação em assembleia geral realizada a 27 de Fevereiro de 2004). Mais de vinte livros e perto de centena e meia de artigos publicados em revistas científicas.Prémios, Louvores e Condecorações:- 1 louvor militar (Moçambique, 1966);- 1º Prémio do 1º Certamen Internacional del Ateneu Enciclopedic Popular de Barcelona em 1983;- Professor emérito do ISCTE(IUL) em 2008.

História custodial e arquivística

Documentação proveniente de um conjunto documental oferecido ao Arquivo Histórico da Marinha, a 11 de Outubro de 2011 pelo Professor Doutor J.M.F refletindo a sua passagem pela Marinha de Guerra Portuguesa, enquanto Oficial da Armada.O conjunto documental é diverso, tanto na tipologia como na temática. Assim, temos que parte da colecção - documentos relativos da Escola Naval; Navio-Escola "Sagres"; Publicações escolares da Escola de Artilharia Naval; documentação da comissão da fragata"Álvares Cabral" em Moçambique 1966-1968.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Coleção oferecida ao Arquivo Histórico da Marinha, a 11 de Outubro de 2011 conforme Auto de Entrega de Documentação.

Âmbito e conteúdo

O fundo inclui: documentação compreendida entre 1904 a 2011. - Documentos da Escola Naval incluindo apontamentos manuscritos de aulas de navegação, comunicações, artilharia, armas submarinas, radiotecnia e aquitetura naval... - 473 fotografias diversas de vários navios em exercícios no mar, conferência na Academia de Marinha, apresentação de livros na Biblioteca Central da Marinha, convívios entre amigos oficiais da Armada, colonização portuguesa da Guiné (1880-1960), entre outras...

Ingressos adicionais

Fundo fechado.

Sistema de organização

Organização dada pelo doador.

Condições de acesso

Sem restrições, exceto as decorrentes previstas na lei.

Condições de reprodução

Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução, bem como as previstas na lei.

Idioma e escrita

Português, impresso e manuscrito

Instrumentos de pesquisa

Catálogo e Índices.