Plano de classificação

Rascunho de carta do Governador da Guiné, Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues a Casimiro

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Rascunho de carta do Governador da Guiné, Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues a Casimiro

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/BCM-AH/APAMMSR/3-3/21/145

Tipo de título

Atribuído

Título

Rascunho de carta do Governador da Guiné, Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues a Casimiro

Datas de produção

1947-03-03  a  1947-03-03 

Dimensão e suporte

1 carta; papel.

História administrativa/biográfica/familiar

Manoel Maria Sarmento Rodrigues nasceu em Freixo de Espada à Cinta (Trás-os-Montes), no dia 15 de Junho de 1899, filho de António Manoel Rodrigues e de D. Isabel Maria de Jesus Pereira de Morais Sarmento. Entrou para a Marinha em 1918, como aspirante. Concluiu o curso em 1921 e em 1922 foi promovido a Guarda-marinha, embarcando no cruzador “República” que acompanhou Gago Coutinho e Sacadura Cabral na sua travessia aérea de Lisboa para o Rio de Janeiro. Em 1941, no decurso da 2ª Guerra Mundial, comandando o contratorpedeiro “Lima”, quando participava nos Açores no salvamento de náufragos, registou-se um adernamento de 67º (o maior que alguma vez foi registado a bordo de qualquer navio). Em 1945, com o posto de Capitão-tenente, foi nomeado Governador da Guiné. Foi nomeado Ministro das Colónias em 1950 e, em 1951, foi o primeiro a usar a designação de Ministro do Ultramar. De 1957 a 1961 foi o director da Escola Naval, cargo que deixou para ocupar as funções de Governador-geral de Moçambique, onde ficou até 1964.Em paralelo com toda a acção pública e profissional, foi publicando livros e apoiando a investigação histórica e social. Presidiu ao Centro de Estudos de História Marítima. Da sua folha de serviços constam diversos louvores e condecorações (nacionais e estrangeiras). Faleceu no dia 1 de Agosto de 1979, com o posto de Vice-almirante.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Foi depositado, sob custódia, pela Sr.ª D. Ana Maria Junqueiro Sarmento Cavaleiro de Ferreira, filha do Almirante, em 01 de Agosto de 2004 e em 16 de Janeiro de 2006, na Biblioteca Central da Marinha – Arquivo Histórico.

Âmbito e conteúdo

Rascunho de carta do Governador da Guiné, Capitão-de-fragata Manoel Maria Sarmento Rodrigues a Casimiro, fazendo considerações sobre as suas funções como governador e sobre a sua casa na Metrópole.

Condições de acesso

Acessível.

Condições de reprodução

A reprodução da documentação (fotocópia, fotográfica, digital, filmíca, etc.) e a sua publicação, só poderá ter lugar com autorização expressa, caso a caso, da Depositante e após parecer do Director da B.C.M.

Cota descritiva

Fundo Particular Almirante Sarmento Rodrigues/cx. 9 (localização: 6-XXXVII-6-3).

Idioma e escrita

Português.

Características físicas e requisitos técnicos

Manuscrito; papel timbrado; 6 fls.; 195x131 mm.