LANCHA DE SOCORRO "ALTAIR"

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

LANCHA DE SOCORRO "ALTAIR"

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BCM-AH/0343

Tipo de título

Controlado

Título

LANCHA DE SOCORRO "ALTAIR"

Título paralelo

N. R. P. "ALTAIR"

Datas de produção

1947  a  1955 

Dimensão e suporte

1 Livro, 3 pastas; papel

Extensões

1 Livro
3 Pastas

Entidade detentora

Biblioteca Central de Marinha - Arquivo Histórico

Produtor

Lancha de Socorro "ALTAIR"

História administrativa/biográfica/familiar

A Lancha de Socorro "ALTAIR" foi construída em Inglaterra, e exerceu funções no Canal da Mancha, no serviço de recolha de pilotos R. A. F. Nos anos de 1940 foi proposta, pelo Governo Britânico, a cedência ao Governo Português de duas lanchas - uma delas a "ALTAIR" - que seriam necessárias ao serviço da aviação naval. Através da Portaria nº 11646, de 26-12-1946, o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Marinha, manda aumentar o efetivo dos navios da armada, desde 14 de Agosto de 1946, na situação de armamento normal.A lancha de socorro teria uma lotação normal total de 15 indivíduos - um oficial, três sargentos e onze praças. A 3 de Agosto de 1951 foi mandada abater ao efetivo dos navios da Armada, por já não ser necessária ao serviço a que tinha sido destinada, passando a ser utilizada como embarcação de transporte (Portaria nº 13626, de 3 de Agosto de 1951).

História custodial e arquivística

O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, a Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha. A documentação foi transferida para o Arquivo Geral da Marinha e incorporada, a 29-12-2014, no Arquivo Histórico.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Transferência.

Âmbito e conteúdo

Constituído por documentação produzida pelo navio no cumprimento das suas missões, nomeadamente um Diário Náutico, onde consta de tudo quanto interessa à navegação. Fazem ainda parte deste fundo, duas pastas - uma delas contem os relatórios de vistoria e reparação que foram feitos à Lancha "ALTAIR" até 1951; a segunda pasta é composta por documentos diversos - entre eles os relatórios do Comandante ou ainda os registos de abastecimentos e pagamentos relacionados com a dita Lancha.

Ingressos adicionais

Fundo fechado.

Sistema de organização

Ordem cronológica, por séries.

Condições de acesso

Acessível, à excepção da documentação classificada (confidencial ou secreta).

Condições de reprodução

Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.

Idioma e escrita

Português; Impresso e Manuscrito

Instrumentos de pesquisa

Catálogo e Índices

Notas de publicação

Referência bibliográficaComissão Cultural da Marinha - Setenta e cinco anos no mar. Lisboa: 2001-2004.COSTA, Adelino Rodrigues da - Dicionário de Navios e Relação de Efemérides. Lisboa, Edições Culturais da Marinha: 2006.ESPARTEIRO, A. M. - Dicionário Ilustrado de Marinha. Lisboa, Clássica Editora: 2001.LEITÃO, H. e LOPES, J. V. - Dicionário de Linguagem de Marinha Antiga e Actual. Lisboa, Edições Culturais da Marinha: 1990.MENDES, Capitão-de-mar-e-guerra José Augusto de Sousa Leitão - Setenta e cinco anos no mar. Lisboa, Comissão Cultural da Marinha: 1989-1999. Ordenança do Serviço Naval. Ordens da Armada (1835-2013).Ordens da Armada - 2ª Série Confidencial (1961-1985).Comissão Cultural da Marinha - Setenta e cinco anos no mar. Lisboa: 2001-2004.COSTA, Adelino Rodrigues da - Dicionário de Navios e Relação de Efemérides. Lisboa, Edições Culturais da Marinha: 2006.ESPARTEIRO, A. M. - Dicionário Ilustrado de Marinha. Lisboa, Clássica Editora: 2001.LEITÃO, H. e LOPES, J. V. - Dicionário de Linguagem de Marinha Antiga e Actual. Lisboa, Edições Culturais da Marinha: 1990.MENDES, Capitão-de-mar-e-guerra José Augusto de Sousa Leitão - Setenta e cinco anos no mar. Lisboa, Comissão Cultural da Marinha: 1989-1999. Ordenança do Serviço Naval. Ordens da Armada (1835-2013).Ordens da Armada - 2ª Série Confidencial (1961-1985).