ARQUIVO PARTICULAR DA COMISSÃO ORGANIZADORA DE ALMOÇOS DO 5º ALISTAMENTO DE ALUNOS MARINHEIROS DO ANO DE 1943

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ARQUIVO PARTICULAR DA COMISSÃO ORGANIZADORA DE ALMOÇOS DO 5º ALISTAMENTO DE ALUNOS MARINHEIROS DO ANO DE 1943

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Coleção   Coleção

Código de referência

PT/BCM-AH/COA5AAM

Tipo de título

Atribuído

Título

ARQUIVO PARTICULAR DA COMISSÃO ORGANIZADORA DE ALMOÇOS DO 5º ALISTAMENTO DE ALUNOS MARINHEIROS DO ANO DE 1943

Datas de produção

1943  a  1943 

Dimensão e suporte

3 livros; papel

Extensões

3 Livros

Entidade detentora

Biblioteca Central de Marinha - Arquivo Histórico

Produtor

Comissão Organizadora de Almoços do 5º Alistamento de Alunos Marinheiros no ano de 1943

História administrativa/biográfica/familiar

Em Maio de 1943, 141 mancebos foram incorporados como alunos marinheiros do 5º Alistamento de Alunos Marinheiros, em Vila Franca de Xira. Durante a sua estada, estes alunos formaram uma Comissão que, anualmente, organizava almoços-convívio entre todos. De modo a agilizar a comunicação entre a Comissão Organizadora e os 141 ex-alunos procedeu-se à elaboração de vários livros de fichas com informação relativa a cada ex-aluno - cada ficha destas contém o nome, a morada, o telefone, a profissão e ainda os números de aluno, de matrícula e de reserva. Grande parte delas contém ainda uma fotografia de cada indivíduo. De notar que, algumas das fichas não estão totalmente preenchidas, estando alguns campos em branco. Hoje, dos 141 alunos, existem somente 132 fichas, já que, por diversas razões, não foi possível contactar os restantes. Em algumas fichas, está presente a data de falecimento do indivíduo.

História custodial e arquivística

Em 2011, a Comissão Organizadora de Almoços do 5º Alistamento de Alunos Marinheiros em 1943, ainda composta por alguns ex-alunos de idade avançada, procederam à oferta de três livros com 132 fichas dos mancebos, ao Arquivo Histórico da Marinha. A 9 de Fevereiro do ano de 2012, a documentação em causa, foi integrada ao Arquivo Histórico da Marinha.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Coleção oferecida ao Arquivo Histórico da Marinha, em Fevereiro de 2012.

Sistema de organização

Organizado em três livros, conforme a ordem numérica dos números de aluno.

Condições de acesso

Esta doação foi efetuada com a condição de a consulta pública só poder ocorrer 5 anos a contar da data de entrega da documentação ao Arquivo Histórico da Marinha. Contudo, os livros de fichas não são mais do que os processos individuais dos ex-alunos e por se tratar de documentação contendo alguma informação de teor "pessoal" (e portanto assumido como documento nominativo) a BCM - Arquivo Histórico considera que exista eventual reserva na sua comunicabilidade, pelo que são não comunicáveis os documentos que contenham dados pessoais de carácter judicial, policial ou clínico, bem como os que contenham dados pessoais que não sejam públicos, ou de qualquer índole que possa afetar a segurança das pessoas, a sua honra ou a intimidade da sua vida privada, familiar e a sua própria imagem, salvo se os dados pessoais puderem ser expurgados do documento que os contém, sem perigo de fácil identificação, se houver consentimento unânime dos titulares dos interesses legítimos a salvaguardar ou desde que decorridos 50 anos sobre a data do falecimento da pessoa a que respeitem os documentos, ou sendo esta desconhecida (a data da morte) decorridos 75 anos da data dos documentos.

Idioma e escrita

Português; impresso e manuscrito.

Instrumentos de pesquisa

Ordem alfabética.