ARQUIVO PARTICULAR COMANDANTE MANOEL GONÇALO ROSA

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

ARQUIVO PARTICULAR COMANDANTE MANOEL GONÇALO ROSA

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Coleção   Coleção

Código de referência

PT/BCM-AH/APMGR

Tipo de título

Atribuído

Título

ARQUIVO PARTICULAR COMANDANTE MANOEL GONÇALO ROSA

Datas de produção

1894  a  1981 

Dimensão e suporte

8 caixas; papel

Extensões

8 Capilhas

Entidade detentora

Biblioteca Central de Marinha - Arquivo Histórico

Produtor

Comandante Manoel Gonçalo Rosa.

História administrativa/biográfica/familiar

Manoel Gonçalo Rosa, filho de Manuel Gonçalves, nasce em 1914 em Ferragudo, concelho de Lagoa. Ingressa na Escola Náutica onde conclui, em Dezembro de 1934, o curso de Oficial Piloto da Marinha Mercante. Mais tarde, a 26 de Janeiro de 1938, é classificado como Segundo Oficial Piloto tendo posteriormente concluído o curso de Primeiro Oficial Piloto, a 1 de Fevereiro de 1941. A 20 de Dezembro de 1943 obtém a Carta de Capitão da Marinha Mercante.

História custodial e arquivística

Documentação proveniente de um conjunto documental oferecido ao Arquivo Histórico da Marinha, a 7 de Março de 2017 pela Exma. Senhora Maria José Policarpo Rosa Martins refletindo a passagem do seu pai pela Marinha Mercante Portuguesa, enquanto Oficial.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Coleção oferecida ao Arquivo Histórico da Marinha, a 2 de Maio de 2017 conforme Auto de Entrega de Documentação.

Âmbito e conteúdo

O fundo inclui: documentação compreendida entre 1894 a 1981. - Documentos reunidos no âmbito da atividade profissional do Comandante Manoel Gonçalo Rosa sobre os mais variados temas como, por exemplo, apontamentos do próprio, documentação sobre os Estaleiros Navais de Lisboa, sobre a SOPONATA, etc...- Monografias e Publicações relacionadas com a Marinha;- Documentação sobre a International Tanker Safety Conference.

Ingressos adicionais

Fundo fechado.

Sistema de organização

O fundo foi organizado de acordo com a seguinte classificação:1. Atividade Profissional1.1. Diário Náutico 1.2. Apontamentos 1.3. Navios-Tanque1.4. Sindicatos1.5. Catálogos de aparelhos de ajuda à navegação1.6. Instruções sobre vários portos1.7. Estaleiros Navais de Lisboa (SARL)1.8. Recrutamento de Pessoal para a Marinha Mercante de Israel1.9. Especificações sobre a defesa de navios mercantes1.10. Especificações sobre petroleiros1.11. Instruções sobre a limpeza de tanques em navios1.12. Instruções sobre a operação do sistema de gás inerte1.13. Sociedade de arquitetos navais e engenheiros marítimos1.14. Controlos automáticos em navios1.15. St. Michaelis 1.16. Chart Folio1.17. SOPONATA1.18. The Merchant Shipping Act 1.19. Importo Profissional de empregados por contra de outrem1.20. Lista de referências bibliográficas de apoio à construção de navios-tanque2. Monografias e Publicações2.1. Notas Náuticas2.2. Boletins2.3. Revistas da Marinha Mercante Nacional2.4. Revista “O poder da Marinha Mercante”2.5. Monografias3. Conferências3.1. International Tanker Safety Conference

Condições de acesso

Sem restrições, exceto as decorrentes previstas na lei.

Condições de reprodução

Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução, bem como as previstas na lei.

Idioma e escrita

Português, Inglês, Alemão; impresso e manuscrito.

Instrumentos de pesquisa

Índices.