Registo nº 06 de Ocorrências
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/BCM-AH/0003/05/0055
Tipo de título
Atribuído
Título
Registo nº 06 de Ocorrências
Datas de produção
1960-10-07
a
1960-10-07
Dimensão e suporte
1 U.I.(55); 1 Capilha; 8 folhas; papel
Extensões
1 Capilha
8 Folhas
História administrativa/biográfica/familiar
O N.R.P. "Gonçalo Velho" foi construído nos estaleiros Hawthorn, Leslie & Co, de Newcastle, e foi lançado à água em 01-03-1933. Media 81.5 metros de cumprimento e, com uma lotação de 119 elementos, deslocava 1413 toneladas no máximo e, 1155 toneladas no standard; Entrou em Lisboa pela primeira vez em 01-04-1933 e em 06-04 iniciou a sua primeira missão na costa norte; Em 03-06 iniciou uma viagem ao Algarve, Açores e Madeira; Em 27-06-1934 saiu para a sua primeira comissão de 6 meses em Angola e em seguida um ano de permanência em Moçambique. Em 12-08-1937 saiu de Lisboa para uma comissão em Macau , de onde regressou em Fevereiro de 1939. Entre Setembro de 1939 a Fevereiro de 1940 esteve em Missão de soberania nos Açores e em afirmação da neutralidade portuguesa na guerra. Seguidamente, efetuou várias comissões a Macau, Timor, Índia, Moçambique. Em 1948 entrou em grandes fabricos em Lisboa, tendo saído no ano seguinte para uma comissão no Extremo-Oriente. Regressou a Lisboa a 29-01-1955 e permaneceu atracado em Vila Franca de Xira entre Abril e Outubro de 1955. Depois de efetuar uma viagem de instrução na costa ocidental de África e de ter efetuado outras viagens aos Açores e Madeira, em Setembro de 1957 representou a Marinha nas festas de N. S. das Angústias, em Ayamonte. Não voltou a sair a barra do Tejo e em 19-06-1961 foi abatido ao efetivo dos navios da Armada.
História custodial e arquivística
O N.R.P. "Gonçalo Velho" foi construído nos estaleiros Hawthorn, Leslie & Co, de Newcastle, e foi lançado à água em 01-03-1933. Media 81.5 metros de cumprimento e, com uma lotação de 119 elementos, deslocava 1413 toneladas no máximo e, 1155 toneladas no standard; Entrou em Lisboa pela primeira vez em 01-04-1933 e em 06-04 iniciou a sua primeira missão na costa norte; Em 03-06 iniciou uma viagem ao Algarve, Açores e Madeira; Em 27-06-1934 saiu para a sua primeira comissão de 6 meses em Angola e em seguida um ano de permanência em Moçambique. Em 12-08-1937 saiu de Lisboa para uma comissão em Macau , de onde regressou em Fevereiro de 1939. Entre Setembro de 1939 a Fevereiro de 1940 esteve em Missão de soberania nos Açores e em afirmação da neutralidade portuguesa na guerra. Seguidamente, efetuou várias comissões a Macau, Timor, Índia, Moçambique. Em 1948 entrou em grandes fabricos em Lisboa, tendo saído no ano seguinte para uma comissão no Extremo-Oriente. Regressou a Lisboa a 29-01-1955 e permaneceu atracado em Vila Franca de Xira entre Abril e Outubro de 1955. Depois de efetuar uma viagem de instrução na costa ocidental de África e de ter efetuado outras viagens aos Açores e Madeira, em Setembro de 1957 representou a Marinha nas festas de N. S. das Angústias, em Ayamonte. Não voltou a sair a barra do Tejo e em 19-06-1961 foi abatido ao efetivo dos navios da Armada.
Âmbito e conteúdo
Capilha com 8 folhas onde se encontra o Auto de Ocorrência leventado pelo 1º Tenente Arnaldo Ferreira Santos, ao sinistrado mar. fog.mot nº 6371, Artur Vicente Aires,nos termos do Regulamento de Saúde Naval, a bordo do Aviso de 2ª classe "Gonçalo Velho", a 07 de Outubro de 1960.
Assinaturas
Autógrafas
Ingressos adicionais
Fundo fechado
Sistema de organização
Por séries e por ordem cronológica
Condições de acesso
Acessível
Condições de reprodução
Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução
Cota descritiva
Fundo 3; 6-XXXVII-9-5
Cota antiga
5-XVI-1-5
Idioma e escrita
Português
Instrumentos de pesquisa
Índices