BERNARDO RAMIRES ESQUÍVEL, BARÃO DE ARRUDA
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Secção
Código de referência
PT/BCM-AH/APFMM/A
Tipo de título
Atribuído
Título
BERNARDO RAMIRES ESQUÍVEL, BARÃO DE ARRUDA
Datas descritivas
s.d-1706-1811
Dimensão e suporte
Cx. (peça 1 a 333).
Produtor
Bernardo Ramires Esquível, Barão de Arruda, família Moniz da Maia.
História administrativa/biográfica/familiar
Bernardo Ramires Esquível, 1º Barão de Arruda e o 1º Visconde de Estremoz, nasceu a 29/07/1723 e faleceu a 26/11/1812. Foi um distinto Oficial da Marinha, registando uma gloriosa carreira naval: entrou para a Marinha como soldado no Regimento da Armada (27/07/1744), foi promovido a Alferes no mesmo Regimento - 13/03/1751, Capitão-tenente - 15/07/1752, Capitão-de-mar-e-guerra - 24/01/1762, Coronel-de-mar - 15/09/1780, Marechal de campo, com exercício na Marinha - 28/09/1784, conselheiro do Almirantado - 29/04/1795, Almirante graduado - 5/06/1797 e Almirante efectivo -12/07/1801. Comandante do Corpo da Marinha de Guerra, como Lugar-tenente do Infante D. Pedro Carlos, destacando-se, ainda, o comandando da Esquadra que socorreu Mazagão, e no ataque a Argel. Conselheiro da Rainha D. Maria I e do Rei D. João VI e pertenceu ao Conselho de Guerra. Comendador da Ordem de Santiago da Espada, Comendador da Casa da Índia, na Ordem de Cristo, cavaleiro professo na mesma ordem e senhor de vários vínculos.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Depositado e oferecido pelo Sr. Moniz da Maia, em nome da família, em Julho e Dezembro de 2002.
Âmbito e conteúdo
Inclui: documentação constituída por recibos, cartas, requerimentos, declarações relacionadas com a casa agrícola (preço de cereais, etc.) e parte de um processo de embargo; e documentos (borrões e originais) sobre a actividade de Bernardo Ramires Esquível, Barão de Arruda, enquanto Almirante da Armada Real, representante do Infante D. Pedro Carlos, Almirante General, junto do Príncipe Regente e seu Lugar-tenente. Contém correspondência (cartas e Ofícios), avisos, ordens, mapas, apontamentos, etc.
Ingressos adicionais
Fundo fechado.
Sistema de organização
A documentação está organizada em 2 séries documentais, organizadas cronologicamente, com a seguinte classificação:1 - Bens Patrimoniais.2 - Actividade Profissional.
Condições de acesso
Acessível.
Idioma e escrita
Contém documentos em português.