História e características do Navio

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

História e características do Navio

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/BCM-AH/107/002

Tipo de título

Formal

Título

História e características do Navio

Datas de produção

1916  a  1917 

Dimensão e suporte

1 U.I.(2); Capilha; 6 folhas; papel

Extensões

1 Capilha
6 Folhas

Produtor

Caça-Minas "Roberto Ives"

História administrativa/biográfica/familiar

O Caça-Minas "Roberto Ivens" era um navio de pesca tipo arrastão, (1916/1917), que foi requisitado e armado depois da entrada de Portugal na 1ª Guerra Mundial,com o objetivo de patrulhar as costas continentais e insulares para efetuar missões de rocega de minas.Tinha uma lotação fixa de 22 homens e operava sobretudo na barra de Lisboa, alternando as suas missões com os caça-minas "Batista de Andrade" e Hermenegildo Capelo.Media 42,72 metros de comprimento e deslocava 281 toneladas.Quando, no dia 26-07-1917, efetuava uma operação de rocega ao largo de Cascais, embateu numa mina de alta potência que explodiu, partindo o navio a meio e afundando-o no curto espaço de um minuto. Pereceram 15 elementos da sua guarnição, incluindo o 1TEN Raúl Cascais, seu comandante.

História custodial e arquivística

O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha. A documentação foi transferida para o Arquivo Geral da Marinha e incorporada, em 29-12-2014, no Arquivo Histórico.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Por transferência do Arquivo Intermédio

Âmbito e conteúdo

Esta série contém a unidade de instalação 2, capilha com 6 folhas onde consta a história e as características do navio:O vapor "Lordelo" que ficou ao serviço do Estado ( OA nº 4A/1916), passou a denominar-se "Roberto Ivens", segundo OA nº 5A/1916.Aumentou ao efetivo do armamento das forças armadas em 10-04-1916 segundo OA nº 8B/1916.No dia 26 de Julho de 1917, quando numa missão de vigilância da costa, em frente à barra de Lisboa, embateu violentamente numa mina inimiga de grande potência causando uma violenta explosão que partiu o navio ao meio, ficando a flutuar apenas a parte da proa, estilhaçada,que também se submergiu por completo num curto espaço de tempo.Desta horrorosa catástrofe apenas se salvaram dois militares e cinco civis.Esta unidade de instalação contém também o recorte de um jornal da época que, 9 anos depois, fez a narração desta catástrofe, descrita pelo sargento da Armada Tiago Gil,um dos sobreviventes, na rúbrica "UMA PÁGINA DA GUERRA".

Assinaturas

Autógrafas

Ingressos adicionais

Fundo fechado

Sistema de organização

Por séries e por ordem cronológica

Condições de acesso

Acessível

Condições de reprodução

Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.

Cota descritiva

Fundo 107; 6-LIV-2-2; Capilha dentro de uma caixa 2

Cota antiga

6-XIII-5-4; Capilha 2

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Índices