Registos

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Registos

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/BCM-AH/210/001

Tipo de título

Atribuído

Título

Registos

Datas de produção

1892  a  1899 

Dimensão e suporte

5 U.I.(1,2,3,4 e 5); Livros; 474 folhas; papel

Extensões

5 Livros
474 Folhas

Produtor

Lancha Canhoneira "Zagaia"

História administrativa/biográfica/familiar

A Lancha Canhoneira "Zagaia" era um navio de rodas igual à lancha Canhoneira "Flexa" que foi construído na Inglaterra em 1890. Foi montado em Cabo Verde, na Ilha de S. Vicente e foi armado em 27-10-1890. Com 21,33 metros de comprimento e uma lotação de 19 elementos, deslocava 44 toneladas.Seguiu, juntamente com a lancha Canhoneira "Flexa" para o porto da Praia no dia 31-10 de 1890 e depois para a Guiné a reboque da Canhoneira "Rio Ave"e chegaram a Bolama em 10 de Novembro de 1890.Participou na defesa da praça de Bissau em Março e Abril de 1891 juntamente com a lancha Canhoneira "Flecha" e em outras operações na mesma área.Em 9 de Agosto de 1899 foi abatida como inútil.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Por transferência do Arquivo Intermédio

Âmbito e conteúdo

5 Livros com um total de 474 folhas, onde se encontram registados todos os serviços efetuados na Canhoneira "Zagaia", desde 1892 até 1899.

Assinaturas

Autógrafas

Ingressos adicionais

Fundo fechado

Sistema de organização

Por séries e por ordem cronológica

Condições de acesso

Acessível

Condições de reprodução

Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.

Cota descritiva

Fundo 210; 6-LIV-1-4; Ls 1, 2, 3, 4 e 5.

Cota antiga

6-XIII-1-5; Ls 1, 2, 3, 4 e 5.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Índices