"PATRULHA Nº 8"
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/BCM-AH/104
Tipo de título
Atribuído
Título
"PATRULHA Nº 8"
Datas de produção
1943
a
1944
Dimensão e suporte
7 U.I.( 1,2,3,4,5,6 e 7); 5 livros+1 capilha + 1 caderno; 357 folhas; papel
Extensões
5 Livros
1 Capilha
1 Outro
357 Folhas
Entidade detentora
Marinha Portuguesa
Produtor
"Patrulha nº 8"
História administrativa/biográfica/familiar
Um Navio-Patrulha a Vapor era um tipo de navio de guerra de pequena dimensão e com baixo poder de fogo. Foram construídos nos Estados Unidos da América, em plena 2ª Guerra-Mundial e dominaram o cenário de navegação até ao final da Grande-Guerra, pois foram perdendo importância no pós guerra, com a utilização dos motores a diesel, mais económicos.No âmbito das facilidades concedidas nos Açores aos Aliados, a Inglaterra emprestou a Portugal 8 arrastões armados, entregues em 1943, para reforçar a nossa capacidade de luta antissubmarina e de dragagem de minas. Em Portugal, estes navios receberam o número de amura "P1" a "P8", sendo designados desse modo, uma vez que não foram batizados com nomes próprios. Estes navios continuaram a pertencer à Inglaterra, mas operando sob bandeira e guarnições portuguesas;Com as designações de "B1","P1","P2","P3","P4","P5","P6","P7" e "P8", seriam aumentados, temporariamente, ao efectivo da Armada , por (Portaria 10519/28.10.1943). A lotação do "Patrulha nº 8" era de 29 tripulantes, desde o Comandante, ao corpo de marinheiros, à reserva marítima, incluindo 2 guincheiros.Os vapores Patrulha "P7" e "P8" foram mandados a abater ao efectivo da Armada em 26.6.1944 (LDR-Julho 1944).
História custodial e arquivística
O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha. A documentação foi transferida para o Arquivo Geral da Marinha e incorporada, em 2006, no Arquivo Histórico.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Por transferência do Arquivo Intermédio
Âmbito e conteúdo
357 folhas de documentação produzida no "Patrulha nº 8", organizadas em 5 séries e 7 unidades de instalação: As séries contêm 1 diário náutico, 1 livro de ordens, 3 livros de registos, 1 caderno de documentos diversos e 1 capilha com a história e as características do navio.
Assinaturas
Autógrafas
Ingressos adicionais
Fundo fechado
Sistema de organização
Por séries e por ordem cronológica
Condições de acesso
Acessível
Condições de reprodução
Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.
Idioma e escrita
Português
Instrumentos de pesquisa
Índices