Diário da Máquina de José Gomes de Pinho
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Série
Código de referência
PT/BCM-AH/92/002
Tipo de título
Atribuído
Título
Diário da Máquina de José Gomes de Pinho
Dimensão e suporte
1 U.I.(5); Livro; 100 folhas; papel
Extensões
1 Livro
100 Folhas
Produtor
Caça-Minas "Azevedo Gomes"
História administrativa/biográfica/familiar
O Caça-Minas "Azevedo Gomes" pertencia à classe dos "Vapores" e,segundo a OA nº 6A/1916, passou a denominar-se "Manuel de Azevedo Gomes".Era um navio de pesca tipo arrastão que foi requisitado com o objetivo de executar missões de rocega de minas e de patrulhar as costas continentais e insulares portuguesas, depois da entrada de Portugal na 1ª Guerra Mundial. Com 41 metros de comprimento, deslocava 245 toneladas e a sua lotação era de 20 homens.Entrou ao serviço no dia 16 de Maio de 1916 e no dia 19 passou ao serviço do Estado com a missão de protecção do porto de Lisboa,entre o cabo da Roca e o cabo Espichel, atuando em parelha com o "Hermenegildo Capelo" e com o "Baptista de Andrade".Sob o comando do 1º Tenente Carvalho de Araújo, no dia 4 de Setembro de 1916 detetou e destruiu 4 minas nas proximidades da barra de Lisboa.Efetuou 3383 horas de missão de rocega diúrna e nocturna;Desarmou em 26 de Março de 1919 e deixou de estar ao serviço do Estado.
História custodial e arquivística
O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha. A documentação foi transferida para o Arquivo Geral da Marinha e incorporada, em 2006, no Arquivo Histórico.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Por transferência do Arquivo Intermédio
Âmbito e conteúdo
Este livro de 1918, do maquinista José Gomes de Pinho, contém 100 folhas, todas elas sem qualquer conteúdo; Contém apenas algumas folhas datadas, mais precisamente, até à página 49; As restantes páginas estão completamente em branco.
Assinaturas
Autógrafas
Ingressos adicionais
Fundo fechado
Sistema de organização
Por séries e por ordem cronológica
Condições de acesso
Acessível
Condições de reprodução
Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.
Cota descritiva
Fundo 92; 6-LIV-2-1; L 5
Cota antiga
6-XI-10-2; L 6
Idioma e escrita
Português
Instrumentos de pesquisa
Índices