Diário da Máquina de José Gomes de Pinho

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Diário da Máquina de José Gomes de Pinho

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/BCM-AH/92/002

Tipo de título

Atribuído

Título

Diário da Máquina de José Gomes de Pinho

Datas de produção

1918     

Dimensão e suporte

1 U.I.(5); Livro; 100 folhas; papel

Extensões

1 Livro
100 Folhas

Produtor

Caça-Minas "Azevedo Gomes"

História administrativa/biográfica/familiar

O Caça-Minas "Azevedo Gomes" pertencia à classe dos "Vapores" e,segundo a OA nº 6A/1916, passou a denominar-se "Manuel de Azevedo Gomes".Era um navio de pesca tipo arrastão que foi requisitado com o objetivo de executar missões de rocega de minas e de patrulhar as costas continentais e insulares portuguesas, depois da entrada de Portugal na 1ª Guerra Mundial. Com 41 metros de comprimento, deslocava 245 toneladas e a sua lotação era de 20 homens.Entrou ao serviço no dia 16 de Maio de 1916 e no dia 19 passou ao serviço do Estado com a missão de protecção do porto de Lisboa,entre o cabo da Roca e o cabo Espichel, atuando em parelha com o "Hermenegildo Capelo" e com o "Baptista de Andrade".Sob o comando do 1º Tenente Carvalho de Araújo, no dia 4 de Setembro de 1916 detetou e destruiu 4 minas nas proximidades da barra de Lisboa.Efetuou 3383 horas de missão de rocega diúrna e nocturna;Desarmou em 26 de Março de 1919 e deixou de estar ao serviço do Estado.

História custodial e arquivística

O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha. A documentação foi transferida para o Arquivo Geral da Marinha e incorporada, em 2006, no Arquivo Histórico.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Por transferência do Arquivo Intermédio

Âmbito e conteúdo

Este livro de 1918, do maquinista José Gomes de Pinho, contém 100 folhas, todas elas sem qualquer conteúdo; Contém apenas algumas folhas datadas, mais precisamente, até à página 49; As restantes páginas estão completamente em branco.

Assinaturas

Autógrafas

Ingressos adicionais

Fundo fechado

Sistema de organização

Por séries e por ordem cronológica

Condições de acesso

Acessível

Condições de reprodução

Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.

Cota descritiva

Fundo 92; 6-LIV-2-1; L 5

Cota antiga

6-XI-10-2; L 6

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Índices