Arquivo Particular Segundo-tenente José Ramos Catana Marques
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Coleção
Código de referência
PT/BCM-AH/APSTJRCM
Tipo de título
Atribuído
Título
Arquivo Particular Segundo-tenente José Ramos Catana Marques
Datas de produção
1917
a
1956
Dimensão e suporte
2 livros; 1 livro digital; 1 desdobrável; papel; Byte (Pen)
Entidade detentora
Biblioteca Central de Marinha - Arquivo Histórico
Produtor
José Ramos Catana Marques
História administrativa/biográfica/familiar
José Ramos Catana Marques nasceu a 4 de Dezembro de 1894, em Idanha-a-Nova. Entrou para para a Marinha, como voluntário, praça, a 1 de Agosto de 1915.No ano de 1917 ingressou para o quadro dos telegrafistas, com a graduação de 1º Marinheiro. Foi condecorado com várias medalhas, a Medalha comemorativa das Campanhas de Exército, a Medalha da Victoria, a Medalha de ouro da classe de Comportamento Exemplar, em substituição da de prata de igual categoria, a Medalha de cobre de bons serviços no Ultramar, e, finalmente, a Medalha Naval Comemorativa do V Centenário da morte do Infante D. Henrique. Foi louvado pelo seu serviço telegráfico no restabelecimento de comunicações interrompidas, pelo zelo e dedicação com que trabalhou no serviço radiotelegráfico da Armada.Morreu a 22 de Agosto de 1964.
História custodial e arquivística
Documentação oferecida ao Arquivo Histórico em 25 de Julho de 2016, pela família do Exmo. Senhor Tenente José Ramos Catana Marques.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Documentação oferecida ao Arquivo Histórico em 25 de Julho de 2016, pela família do Exmo. Senhor Tenente José Ramos Catana Marques.
Âmbito e conteúdo
A coleção inclui; Um livro "Duas Naus e Um Cruzador: O nome de Vasco da Gama na Armada Nacional" que aborda os navios com o nome de "Vasco da Gama", um desdobrável POR ARES NUNCA DANTES NAVEGADOS: DE LISBOA AO RIO DE JANEIRO." que remete para a primeira travessia aérea do Atlântico;Um livro em formato digital com o Título "Como se fala a bordo" contêm informações técnicas, preciosas para um profano na vida naval,que é obrigado a ler e reler a opulenta literatura marítima da língua portuguesa, a linguagem viva da navegação à vela, e a "Carta Patente" de Oficial do Senhor Tenente José Ramos Catana Marques.
Assinaturas
Autografa.
Sistema de organização
Foi organizado pelo ofertante.
Condições de acesso
Sem restrições, exceto as decorrentes previstas na lei.
Condições de reprodução
Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução, bem como as previstas na lei e, ainda, com a autorização expressa, caso a caso, do doador, após parecer do diretor da Biblioteca Central de Marinha.
Idioma e escrita
Português.
Instrumentos de pesquisa
Índíces.
Unidades de descrição relacionadas
Ver: Livro de Séries: 885/255 894/7Documentação Avulsa: caixa 1433