BARCA "MARTINHO DE MELO"

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

BARCA "MARTINHO DE MELO"

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BCM-AH/283

Tipo de título

Formal

Título

BARCA "MARTINHO DE MELO"

Título paralelo

BARCA "MARTINHO DE MELLO"

Datas de produção

1864  a  1874 

Dimensão e suporte

13 livros e 4 cadernos manuscritos; papel.

Entidade detentora

Biblioteca Central de Marinha - Arquivo Histórico

Produtor

Barca "Martinho de Melo"

História administrativa/biográfica/familiar

O navio foi construído, no ano de 1858, em Nova Iorque. A sua arqueação, em metros cúbicos, era de 567,501. Armou com duas bocas de fogo, transporte de vela e demandava 15 pés de água a ré.Foi comprado em Nova Iorque, no ano de 1858, e chegou ao Tejo a 3 de dezembro do mesmo ano trazendo 14 tripulantes.A 15 de abril de 1859, largou para Macau, Timor e Solor, onde transportava, para além de tropa, passageiros, funcionários de Estado, correio e correspondências oficiais. Com a Guerra do Bonga a decorrer, largou para Moçambique conduzindo material de guerra para a expedição contra o Bonga, mantimentos e passageiros do Estado. Esta embarcação surge com a denominação de barca e/ou transporte.Nos seus últimos anos serviu de depósito flutuante de carvão em Lisboa.Foi vendido a 8 de novembro de 1897.

História custodial e arquivística

O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha. A documentação foi transferida para o Arquivo Geral da Marinha e incorporada, posteriormente no Arquivo Histórico.

Âmbito e conteúdo

O fundo é constituído pelos Diários Náuticos, as atas do conselho administrativo e ainda os livros de visitas à enfermaria e cadernos de receituário, que nos dão informações sobre as viagens realizadas, entre outras, para Timor e Moçambique.

Assinaturas

Autografa.

Sistema de organização

Organização por séries documentais e cronológica.

Condições de acesso

Livre acesso, com exceção para a informação clínica, cujo acesso é condicionado

Condições de reprodução

Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.

Idioma e escrita

Português.

Instrumentos de pesquisa

Índices

Unidades de descrição relacionadas

Documentação Avulsa - Barca Martinho de Melo, caixas 661 a 662. Pontão Martinho de Melo, caixa 655.Documentação encadernada - Unidades de Instalação 701, localização 6-V-3-4 Unidades de Instalação 1095 a 1110; 1111 a 1126, localização 6-VII-6-2Fotografias Gerais