BARCA "MARTINHO DE MELO"
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/BCM-AH/283
Tipo de título
Formal
Título
BARCA "MARTINHO DE MELO"
Título paralelo
BARCA "MARTINHO DE MELLO"
Datas de produção
1864
a
1874
Dimensão e suporte
13 livros e 4 cadernos manuscritos; papel.
Entidade detentora
Biblioteca Central de Marinha - Arquivo Histórico
Produtor
Barca "Martinho de Melo"
História administrativa/biográfica/familiar
O navio foi construído, no ano de 1858, em Nova Iorque. A sua arqueação, em metros cúbicos, era de 567,501. Armou com duas bocas de fogo, transporte de vela e demandava 15 pés de água a ré.Foi comprado em Nova Iorque, no ano de 1858, e chegou ao Tejo a 3 de dezembro do mesmo ano trazendo 14 tripulantes.A 15 de abril de 1859, largou para Macau, Timor e Solor, onde transportava, para além de tropa, passageiros, funcionários de Estado, correio e correspondências oficiais. Com a Guerra do Bonga a decorrer, largou para Moçambique conduzindo material de guerra para a expedição contra o Bonga, mantimentos e passageiros do Estado. Esta embarcação surge com a denominação de barca e/ou transporte.Nos seus últimos anos serviu de depósito flutuante de carvão em Lisboa.Foi vendido a 8 de novembro de 1897.
História custodial e arquivística
O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha. A documentação foi transferida para o Arquivo Geral da Marinha e incorporada, posteriormente no Arquivo Histórico.
Âmbito e conteúdo
O fundo é constituído pelos Diários Náuticos, as atas do conselho administrativo e ainda os livros de visitas à enfermaria e cadernos de receituário, que nos dão informações sobre as viagens realizadas, entre outras, para Timor e Moçambique.
Assinaturas
Autografa.
Sistema de organização
Organização por séries documentais e cronológica.
Condições de acesso
Livre acesso, com exceção para a informação clínica, cujo acesso é condicionado
Condições de reprodução
Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.
Idioma e escrita
Português.
Instrumentos de pesquisa
Índices
Unidades de descrição relacionadas
Documentação Avulsa - Barca Martinho de Melo, caixas 661 a 662. Pontão Martinho de Melo, caixa 655.Documentação encadernada - Unidades de Instalação 701, localização 6-V-3-4 Unidades de Instalação 1095 a 1110; 1111 a 1126, localização 6-VII-6-2Fotografias Gerais