ARQUIVO PARTICULAR CMG ALPOIM CALVÃO

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

ARQUIVO PARTICULAR CMG ALPOIM CALVÃO

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BCM-AH/APAC

Tipo de título

Atribuído

Título

ARQUIVO PARTICULAR CMG ALPOIM CALVÃO

Datas de produção

1963  a  2000 

Dimensão e suporte

U.I.; 7 pastas; folhas; papel.

Entidade detentora

Biblioteca Central da Marinha - Arquivo Histórico

Produtor

CMG Alpoim Calvão.

História administrativa/biográfica/familiar

Guilherme Almor de Alpoim Calvão, assentou praça em 15 de Outubro de 1953, foi transferido para a Armada em 19 de Outubro de 1954. Especializou-se em submersíveis, possui o 9.º Curso de Fuzileiro Especial, o Curso de "Shallow Water Driver" e o Curso Naval de Guerra. Teve uma carreira ímpar, que se reflete nas condecorações e o tornaram um dos militares mais condecorados das Forças Armadas: Ordem Militar da Torre e Espada - grau Oficial, Medalha Militar de Valor Militar - Ouro, com palma, duas cruzes de guerra de 1.ª classe, Medalha Militar de Serviços Distintos - Prata, Medalha Militar de Mérito Militar de 2.ª classe, Ordem Militar de Avis - grau Cavaleiro, Medalha de Promovidos por feitos distintos em campanha, Medalha Comemorativa das Campanhas das Forças Armadas - legenda Guiné, Medalha Naval Comemorativa do V Centenário da morte do Infante D. Henrique , Distintivo da Cruz de Guerra. Na sequência do Comando de Destacamento de Fuzileiros Especiais n.º 8 (Guiné 1963 a 1965) é promovido por distinção a Capitão -Tenente. Tendo passado à reserva em 27 de Setembro, viu posteriormente , o seu processo reaberto, tendo-lhe sido reconstituída a carreira e promovido a capitão-de-mar-e-guerra, posto em que passou à situação de reforma, a contar de 09 de Março de 1990. Foi expulso das fileiras das Forças Armadas, em 26 de Março de 1975, ao abrigo do disposto no artigo 2º do Decreto-lei n.º 147-D/75, de 21 de Março. Foi reintegrado a 21 de Abril de 1978.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Documentação entregue à Marinha, no GAB ALM/CEMA, pela família do comandante Alpoim Calvão, após a sua morte. Foi transferido para a Biblioteca Central de Marinha - Arquivo Histórico, pela Guia n.º 0007/2020, no dia 10 de Dezembro de 2020.

Âmbito e conteúdo

Este acervo é constituído por 7 pastas, sendo a pasta n. º1 constituída por dois dossiers: 1- DFE 8 (63-65) I e DFE 8 (63-65) II; pasta n.º 2, constituída por Operação Tridente (relatórios do Exército), PAIGC e Amílcar Cabral, 1964-2000, pasta n.º 3 constituída por Operação Verde, pasta n.º 4 contém vários artigos nacionais e internacionais, NÃO CLASSIFICADOS, pasta n.º 5 constituída por COP3/CTG Guiné 1961-1981, 1 dossier COP 3/CTG (68-70) I, 1 dossier COP/CTG (68-70) II, pasta n.º 6 que contém assuntos de Polícia Marítima/Dragão Marinho/Fuzilamentos na Guiné e a pasta n.º 7, referente ao processo de 11 de Março/MDLP.

Assinaturas

Autografas.

Ingressos adicionais

Fundo fechado.

Sistema de organização

Ordem cronológica, séries e unidades de instalação.

Condições de acesso

Pelo PARECER 011/2020 da Comissão de Desclassificação de Documentos (Marinha) reunida a 13 de Abril de 2021, foi desclassificada toda a documentação deste Fundo particular do Senhor CMG Alpoim Calvão, à exceção dos documentos que não têm origem na Marinha.

Condições de reprodução

Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução, bem como as previstas na lei.

Idioma e escrita

Português, Francês, Inglês.

Instrumentos de pesquisa

Índice e catálogo.

Unidades de descrição relacionadas

Fundo 30 A, UI 9203 (A.I.)