ARQUIVO PARTICULAR CMG ALPOIM CALVÃO
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/BCM-AH/APAC
Tipo de título
Atribuído
Título
ARQUIVO PARTICULAR CMG ALPOIM CALVÃO
Datas de produção
1963
a
2000
Dimensão e suporte
U.I.; 7 pastas; folhas; papel.
Entidade detentora
Biblioteca Central da Marinha - Arquivo Histórico
Produtor
CMG Alpoim Calvão.
História administrativa/biográfica/familiar
Guilherme Almor de Alpoim Calvão, assentou praça em 15 de Outubro de 1953, foi transferido para a Armada em 19 de Outubro de 1954. Especializou-se em submersíveis, possui o 9.º Curso de Fuzileiro Especial, o Curso de "Shallow Water Driver" e o Curso Naval de Guerra. Teve uma carreira ímpar, que se reflete nas condecorações e o tornaram um dos militares mais condecorados das Forças Armadas: Ordem Militar da Torre e Espada - grau Oficial, Medalha Militar de Valor Militar - Ouro, com palma, duas cruzes de guerra de 1.ª classe, Medalha Militar de Serviços Distintos - Prata, Medalha Militar de Mérito Militar de 2.ª classe, Ordem Militar de Avis - grau Cavaleiro, Medalha de Promovidos por feitos distintos em campanha, Medalha Comemorativa das Campanhas das Forças Armadas - legenda Guiné, Medalha Naval Comemorativa do V Centenário da morte do Infante D. Henrique , Distintivo da Cruz de Guerra. Na sequência do Comando de Destacamento de Fuzileiros Especiais n.º 8 (Guiné 1963 a 1965) é promovido por distinção a Capitão -Tenente. Tendo passado à reserva em 27 de Setembro, viu posteriormente , o seu processo reaberto, tendo-lhe sido reconstituída a carreira e promovido a capitão-de-mar-e-guerra, posto em que passou à situação de reforma, a contar de 09 de Março de 1990. Foi expulso das fileiras das Forças Armadas, em 26 de Março de 1975, ao abrigo do disposto no artigo 2º do Decreto-lei n.º 147-D/75, de 21 de Março. Foi reintegrado a 21 de Abril de 1978.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Documentação entregue à Marinha, no GAB ALM/CEMA, pela família do comandante Alpoim Calvão, após a sua morte. Foi transferido para a Biblioteca Central de Marinha - Arquivo Histórico, pela Guia n.º 0007/2020, no dia 10 de Dezembro de 2020.
Âmbito e conteúdo
Este acervo é constituído por 7 pastas, sendo a pasta n. º1 constituída por dois dossiers: 1- DFE 8 (63-65) I e DFE 8 (63-65) II; pasta n.º 2, constituída por Operação Tridente (relatórios do Exército), PAIGC e Amílcar Cabral, 1964-2000, pasta n.º 3 constituída por Operação Verde, pasta n.º 4 contém vários artigos nacionais e internacionais, NÃO CLASSIFICADOS, pasta n.º 5 constituída por COP3/CTG Guiné 1961-1981, 1 dossier COP 3/CTG (68-70) I, 1 dossier COP/CTG (68-70) II, pasta n.º 6 que contém assuntos de Polícia Marítima/Dragão Marinho/Fuzilamentos na Guiné e a pasta n.º 7, referente ao processo de 11 de Março/MDLP.
Assinaturas
Autografas.
Ingressos adicionais
Fundo fechado.
Sistema de organização
Ordem cronológica, séries e unidades de instalação.
Condições de acesso
Pelo PARECER 011/2020 da Comissão de Desclassificação de Documentos (Marinha) reunida a 13 de Abril de 2021, foi desclassificada toda a documentação deste Fundo particular do Senhor CMG Alpoim Calvão, à exceção dos documentos que não têm origem na Marinha.
Condições de reprodução
Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução, bem como as previstas na lei.
Idioma e escrita
Português, Francês, Inglês.
Instrumentos de pesquisa
Índice e catálogo.
Unidades de descrição relacionadas
Fundo 30 A, UI 9203 (A.I.)