N.R.P. ROVUMA.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

N.R.P. ROVUMA.

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BCM-AH/0568

Tipo de título

Formal

Título

N.R.P. ROVUMA.

Datas de produção

1970  a  2000 

Dimensão e suporte

U.I.; livros; folhas; papel.

Entidade detentora

Marinha Portuguesa

Produtor

N.R.P. Rovuma.

História custodial e arquivística

O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha. Documentação remetida à Esquadrilha de Lanchas que por sua vez a enviou para à Biblioteca Central da Marinha - Arquivo Central em 1974. Incorporada no Arquivo Histórico em 2017.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Transferência do arquivo intermédio.

Âmbito e conteúdo

Este fundo é composto por: Diários Náuticos; Relatórios diversos; livros de horas de navegação; Copiadores de correspondência; livro de culpas e castigos; livro de recompensas.

Sistema de organização

Organizado por ordem cronológica e por séries documentais.

Condições de acesso

Acessível.

Condições de reprodução

Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução

Instrumentos de pesquisa

Índices.

Notas

Neste fundo a u.i. 48 do arquivo intermédio, passou ao fundo do N.R.P. Mandovi, por pertencer a este navio; a u.i. 53 do arquivo intermédio passou à Biblioteca.