Transporte "Pero de Alenquer" (Vela)

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Transporte "Pero de Alenquer" (Vela)

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BCM-AH/0287

Tipo de título

Formal

Título

Transporte "Pero de Alenquer" (Vela)

Datas de produção

1896  a  1912 

Dimensão e suporte

U.I.; livros; folhas; papel.

Entidade detentora

Biblioteca Central de Marinha - Arquivo Histórico

História administrativa/biográfica/familiar

Era o clipper inglês "Sir Thomas Stephens" que fora construído pelo construtor Patter, no Mersey, em Liverpool. Deslocava 2195 toneladas, media 76.20 metros e tinha uma lotação de 93 elementos. Durante cerca de 16 anos efetuou viagens sobretudo entre Liverpool e Melbourne, sendo considerado, juntamente com o "Cutty Sark" e o "Termopylae", como os melhores e mais rápidos navios do seu tempo. Todos eles foram adquiridos em 2ª mão por portugueses.O "Sir Thomas Stephens" foi adquirido em 1896 para servir de transporte de material e tomou o nome de "Pero de Alenquer". Entrou no Tejo em 26-5-1896 e saiu para Lourenço Marques em 8-10-1896, com escala na Baía, tendo como encarregado de pilotagem o 1 TEN Gago Coutinho. Seguiram-se viagens à Índia, Newcastle, Angola e Cabo Verde. Entre 1902 e 1904 efetuou 4 viagens de instrução às ilhas de Cabo Verde, Açores e Madeira. Entre 1905 e 1910 efetuou viagens a Angola, diversas viagens de instrução e uma viagem a Newcastle. Em 4-10-1910 encontrava-se fundeado no Q.N.G., mas manteve-se alheio aos acontecimentos, tendo hasteado a bandeira azul e branca.Em 13-10-1910 passou ao estado de desarmamento. Foi vendido e passou a servir a Marinha Mercante , tendo sido enviado à América como navio de carga. No regresso dessa viagem, em Janeiro de 1916, desapareceu, possivelmente afundado por alemães.

História custodial e arquivística

O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha. Documentação remetida à Biblioteca Central da Marinha - Arquivo Central, em 1977 e 1992, pelos S.S.F.A. A documentação foi transferida para o Arquivo Geral da Marinha e incorporada, em 2017, no Arquivo Histórico.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Transferência do Arquivo Intermédio.

Âmbito e conteúdo

Fundo constituído por Diários Náuticos; copiadores de notas; registos clínicos e livros de receituário.

Sistema de organização

Ordenado cronologicamente e por séries documentais.

Instrumentos de pesquisa

índices, dicionário de navios & relação de efemérides /edições culturais da Marinha/2006.