Rebocador "Lidador"

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Rebocador "Lidador"

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/BCM-AH/116

Tipo de título

Formal

Título

Rebocador "Lidador"

Datas de produção

1884  a  1950 

Dimensão e suporte

U.I. 150; 19 caixas; 40 capilhas; 1 pasta; 98 livros; 3 envelopes; 29005 folhas ; papel

Extensões

19 Caixas
40 Capilhas
1 Pasta
98 Livros
3 Envelopes
29005 Folhas

Entidade detentora

Biblioteca Central de Marinha - Arquivo Histórico

Produtor

Rebocador "Lidador"

História administrativa/biográfica/familiar

Foi construído em 1884 pela firma inglesa Laird Brothers, em Birkenhead. Deslocava 252 toneladas, media 34,70 metros e tinha uma lotação de 21 elementos. Entrou no Tejo em 15-08-1884 e durante um período cerca de 3 meses em que esteve nos Açores durante o Verão de 1896, navegou quase sempre na costa continental portuguesa, sobretudo no Algarve. Em 1932 efectuou uma viagem a Ceuta, Tânger, Kinitra, Rabat e Casablanca. Estando ao serviço da Esquadrilha do Algarve, foi entregue em 1943 ao comissariado da Mocidade Portuguesa para treino de mar e em 14-08-1950 foi abatido ao efectivo dos navios da Armada.

História custodial e arquivística

O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha. A documentação foi transferida para o Arquivo Geral da Marinha e incorporada, em ????, no Arquivo Histórico.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Transferência do Arquivo Intermédio.

Âmbito e conteúdo

Este fundo é constituído por diários náuticos, ordens diversas, relatórios diversos, livros de atas do conselho administrativo, livros de registo de serviço diário de navegação, correspondência do Comando recebida/ expedida, copiadores de notas, ofícios, relatórios e telegramas, características, História, Comandantes e lotações e mapas do estado da guarnição.

Ingressos adicionais

Fundo fechado.

Sistema de organização

Organizado por ordem cronológica e séries documentais.

Condições de acesso

Acessível.

Condições de reprodução

Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Dicionário de Navios & Relação de Efemérides.Edições Culturais da Marinha 2006.