PATRULHA "P5"
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/BCM-AH/0100
Tipo de título
Formal
Título
PATRULHA "P5"
Datas descritivas
S.d.-1943-1945
Dimensão e suporte
10 u.i. (6 livros, 4 capilhas); papel.
Extensões
6 Livros
4 Capilhas
Entidade detentora
Biblioteca Central da Marinha - Arquivo Histórico
Produtor
"P5", "P2" e "P1".
História administrativa/biográfica/familiar
Este navio foi construído em 1936, por Cochrane & Son, Ltd., em Selky para o arrasto, lançado à água em 1937, tendo sido incorporado diretamente na marinha inglesa, com o nome “Cape Portland”.No âmbito das facilidades concedidas nos Açores aos Aliados, a Inglaterra emprestou 8 arrastões armados a Portugal e entregues em 1943, para reforçar a nossa capacidade de luta antissubmarina e de dragagem de minas. Em Portugal, estes navios receberam o número de amura P1 a P8, sendo designados desse modo, uma vez que não foram batizados com nomes próprios. Estes navios continuaram a pertencer à Inglaterra, mas operando sob bandeira e guarnições portuguesas.Por Despacho Ministerial de 14/10/1943 foi aumentado, temporariamente, ao efetivo da Armada o Vapor "P5", a contar do dia 7/10/1943.A Portaria n.º 10519, de 28/10/1943, mandou aumentar, temporariamente ao efetivo da Armada o Vapor “P5”. Desde 1943 até 1944 fez comissões nas ilhas do Açores.Foi abatido ao Efetivo dos Navios da Armada em 8/8/1944 (Portaria 10726, de 15/08/1944) e, posteriormente entregue às autoridades navais britânicas.
História custodial e arquivística
O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha. A documentação foi transferida para o Arquivo Geral da Marinha e incorporada, em 2006, no Arquivo Histórico.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Transferência.
Âmbito e conteúdo
A documentação é constituída por livros e outros documentos referentes ao funcionamento do Patrulha. Permite-nos aferir a sua estrutura orgânica e funcional; movimentos do pessoal; características da máquina; logística do material; correspondência; história administrativa, e relatórios de material e máquinas que incluem os consertos não só do Patrulha “P5”, mas também dos efetuados nos Patrulhas “P2” e “P1”. Os documentos diversos (unidade de instalação n.º 7) incluem desenhos e esquemas do navio.
Sistema de organização
Ordenação cronológica, por séries.
Condições de acesso
Acessível.
Idioma e escrita
Português.
Instrumentos de pesquisa
Índices.
Unidades de descrição relacionadas
Fotografia: caixa 306 - ficha 9 (3).Ver também o fundo do Patrulha "P2", unidade de instalação nº 12, que inclui o registo de trabalhos de conservação e reparação deste Patrulha "P5".
Notas
Também aparece como Vapor "P5" e Patrulha "nº5".