Barca "Felisberta"
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/BCM-AH/635
Tipo de título
Formal
Título
Barca "Felisberta"
Datas de produção
1896
a
1904
Dimensão e suporte
2 U.I.; 2 livros; 207 fls; papel; rub; manuscrito; selos
Extensões
2 Livros
207 Folhas
Entidade detentora
Biblioteca Central de Marinha - Arquivo Histórico
Produtor
Barca "Felisberta"
História administrativa/biográfica/familiar
O Navio foi registado no porto do Funchal, com a arqueação de 864,980 metros cúbicos e 305,64 toneladas, de que é proprietário Francisco RodriguesEste navio tinha como principal destino Lisboa, Madeira, Tenerife (Canárias), Demerara (Guianas) e Porto.
História custodial e arquivística
O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha. Proveniente da Capitania do Porto de Lisboa. A documentação foi transferida para o Arquivo Geral da Marinha e incorporada, em 2007, no Arquivo Histórico.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Transferência.
Âmbito e conteúdo
Fundo constituído por 2 Diários Náuticos.O Diário Náutico ou Diário de Navegação inclui: o registo de tudo o que interessa à navegação, como - rumos, caminhos percorridos, terras ou faróis avistados ou à vista, estado do tempo, temperaturas, pressões barométricas, e todas as ocorrências passadas, tanto a bordo como no mar, à vista do navio, elaborado pelo oficial de quarto.Contém um Diário Náutico com registos das viagens realizadas em 1896, Comandado pelo Capitão José de Barros Rolla, sendo Imediato Eugénio D’Oliveira Guimarães, com uma tripulação de doze elementos.Num total de cinco viagens, com partida do porto da Madeira, com destino ao porto de Damerara (Guianas) e vice-versa; do porto da Madeira, com destino ao porto de Tenerife (Canárias) e do porto de Tenerife (Canárias), com destino ao porto de Damerara (Guianas), transportando cebolas e diversas miudezas.Contém um segundo Diário Náutico com registos das viagens realizadas entre 1903 – 1904, comandado pelo Capitão António Costa Coelho, sendo Imediato Manuel Santos Viegas, desconhecendo-se a quantidade de pessoas que compunha a tripulação.Num total de dez viagens, com partida do porto da Madeira, com destino ao porto do Porto e vice-versa; do porto da Madeira, com destino ao porto de Tenerife (Canárias); do porto de Tenerife (Canárias), com destino ao porto de Damerara (Guianas); do porto de Damerara (Guianas), com destino ao porto da Madeira e vice-versa; do porto da Madeira, com destino ao porto de Lisboa e do porto de Lisboa, com destino ao porto de Demerara (Guianas), transportando carga diversa.
Assinaturas
Autógrafas
Ingressos adicionais
Fundo fechado
Sistema de organização
Ordenação cronológica, por séries.
Condições de acesso
Acessível
Condições de reprodução
Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.
Idioma e escrita
Português
Instrumentos de pesquisa
Índices
Unidades de descrição relacionadas
- Ver também documentação avulsa: Barca Felisberta. 1893-1903. Caixa 700- Ver Fundo 10 - Departamento Marítimo da Capitania do Porto de Lisboa