Arquivo Particular Contra-almirante Henrique Ernesto Serra dos Santos Tenreiro
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Coleção
Código de referência
PT/BCM-AH/APCHT
Tipo de título
Atribuído
Título
Arquivo Particular Contra-almirante Henrique Ernesto Serra dos Santos Tenreiro
Datas de produção
1974
a
1976
Dimensão e suporte
5 capilhas; 1 positivo p&b;papel
Extensões
5 Capilhas
1 Outro
303 Folhas
Entidade detentora
Biblioteca Central de Marinha - Arquivo Histórico
Produtor
Contra-almirante Henrique Ernesto Serra dos Santos Tenreiro
História administrativa/biográfica/familiar
Henrique Ernesto Serra dos Santos Tenreiro, mais conhecido por almirante Henrique Tenreiro, foi um militar da Armada Portuguesa, onde atingiu o posto de contra-almirante, que se distinguiu como dirigente da Junta Central das Casas de Pescadores, onde era delegado do Governo junto dos organismos das pescas.Nascimento: 18 de dezembro de 1901, Figueiró da Serra, Gouveia.Falecimento: 22 de março de 1994, Rio de Janeiro, Brasil.O Almirante Henrique Tenreiro casou em Lisboa, São Sebastião da Pedreira, aos 27-09-1929 com Elizabeth Marques, filha de José Maria Marques e Esmeralda Mendonça. Não tiveram descendência.
Localidade descritiva
LISBOA
História custodial e arquivística
Documentação oferecida ao Arquivo Histórico em 24 de Julho de 2023, pela Dra. Magdalena Capeto Campos.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Documentação oferecida ao Arquivo Histórico em 24 de Julho de 2023, pela Dra. Magdalena Capeto Campos.A Documentação entregue a título gratuito e irrevogável.
Âmbito e conteúdo
Inclui: Correspondência recebida e expedida; apontamentos pessoais (manuscritos e datilografados) referentes à vida pessoal e militar do autor.Destacamos: Entrada na Escola Naval como Cadete; Atividades desenvolvidas como militar ao serviço da Marinha e de Portugal; Apontamentos pessoais sobre: Acontecimentos políticos, sociais e militares: Revolta após o Golpe de estado do 28 de maio de 1926;Revolta de marinheiros de 1936;Revolução com a implementação da República em Espanha;Revolução de 25 de abril de 1974;Processos; decretos de prisão;Recortes de Imprensa;Ofícios trocados entre Henrique Tenreiro com várias entidades e em vários momentos; Petições apresentadas pelo peticionário com os respetivos anexos; pareceres (de origem não identificada); anotações manuscritas (algumas não datadas).
Assinaturas
Autografas.
Ingressos adicionais
Fundo Fechado.
Sistema de organização
Classificação temática.Foi mantida a organização original, sempre que expressa ou quando houve possibilidade de a reconstituir.
Condições de acesso
Sem restrições, exceto as decorrentes previstas na lei.
Idioma e escrita
Português
Instrumentos de pesquisa
Índices, Guia de Fundos
Unidades de descrição relacionadas
Livro Mestre;Fotografias Gerais; Álbuns de fotografias de Oficiais; Documentação Avulsa, Caixa 1422ª; Fotografias avulsas de Oficiais; Fundo 423 (Comissão de Extinção das Instalações do Almirante Tenreiro).