Legado Contra-almirante Joaquim Almeida Henriques

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Legado Contra-almirante Joaquim Almeida Henriques

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/BCM-AH/909/002/002

Tipo de título

Atribuído

Título

Legado Contra-almirante Joaquim Almeida Henriques

Datas de produção

1911  a  1966 

Dimensão e suporte

6 u.i. (6 livro);Fls; papel.

Extensões

6 Livros
335 Folhas

Produtor

Almeida Henriques

História administrativa/biográfica/familiar

Joaquim de Almeida Henriques nasceu a 28 de Maio de 1875 em Leiria. Ingressou na Escola Naval no dia 8 de Novembro de 1893, como Aspirante de 2ª Classe. Foi promovido a Guarda -Marinha a 30 de Outubro de 1895, efetuando o seu tirocínio de embarque, com a patente de Segundo-Tenente, no cruzador “D. Carlos” em 1898, onde permanece um ano, passando em seguida à canhoneira "Vouga".A 19 de Fevereiro de 1907 Almeida Henriques é nomeado para frequentar o curso de Oficial Torpedeiro na Escola de Torpedos e Eletricidade de Vale de Zebro e, no final desse ano parte para a Divisão Naval do Atlântico Sul, onde iria prestar serviço a bordo do cruzador “Adamastor”. Em 1908 foi promovido a Primeiro-Tenente e nomeado Oficial Imediato desse navio, acumulando funções com o encargo de revisão do regulamento da Administração da Fazenda Naval.A sua carreira vai ficar indelevelmente associada aos novos meios operacionais da esquadra. Assim, a 23 de Março de 1911, é louvado pelo Ministro da Marinha e Colónias pela forma como, em Itália, participa nas provas de mar do primeiro submersível - encomendado por Portugal ainda durante a Monarquia - e pelo interessante e minucioso relatório que resulta das experiências efectuadas.Às 11 horas do dia 15 de Abril de 1913 é entregue, em sessão solene, o primeiro submarinoportuguês: - o "Espadarte" - que passa a ser comandado pelo Primeiro -Tenente AlmeidaHenriques e larga do porto de La Spezia, rumo a Portugal, a 22 de Maio de 1913.O Contra-almirante Joaquim de Almeida Henriques foi agraciado com o grau de Oficial da Ordem Militar da Torre e Espada, o grau de Comendador da Ordem Militar de Avis, a medalha da Ordem da Coroa de Itália, a Cruz de Guerra concedida pelo governo italiano, a medalha militar de prata da classe de Bons Serviços, a medalha de prata “Rainha D. Amélia”, a medalha comemorativa do Exército Português com a legenda “no mar 1916-17-18”, a medalha da Vitória e a medalha de ouro deComportamento exemplar. Faleceu em Lisboa a 26 de Setembro de 1945.

História custodial e arquivística

O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha. A documentação foi transferida para o Arquivo Geral da Marinha e incorporada, em 2006, no Arquivo Histórico.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Documentação oferecida pela família do Senhor Contra Almirante Joaquim Almeida Henriques à ESS e posteriormente transferida para o Arquivo Histórico de Marinha através da Guia de remessa no 07/03/2023.

Âmbito e conteúdo

O acervo é constituído por seis livros manuscritos destacando-se entre vários assuntos técnicos navais relacionados com os Submersíveis : "Ordens do Comandante"; Registos de Diários de Navegação; Relatórios técnicos; Missões ; Instruções para desempenho; Mapas de Imersão; Cargos a Bordo; Normas de de Serviço e Manutenção; Instruções para Formação

Assinaturas

Autografas

Condições de acesso

Acessivel