Navio da República Portuguesa (N.R.P.) "FOCA"
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/BCM-AH/273
Tipo de título
Formal
Título
Navio da República Portuguesa (N.R.P.) "FOCA"
Datas de produção
1917-03-18
a
1934-11-30
Dimensão e suporte
13 Séries; 45 Unidades de Instalação; 45 Livros; 6014 folhas; papel; rub; manuscritas; datilografadas.
Extensões
45 Livros
6014 Folhas
Entidade detentora
Biblioteca Central de Marinha - Arquivo Histórico
Produtor
N.R.P. "Foca"
História administrativa/biográfica/familiar
O N.R.P. "Foca" foi um submarino da Marinha Portuguesa que fez parte da primeira esquadrilha de submarinos da Armada, que também incluía o N.R.P. "Espadarte" e os submarinos da Classe Foca (Golfinho e Hidra). A Classe Foca, composta por estes três navios, foi adquirida para complementar o N.R.P. "Espadarte" que estava equipada com características semelhantes, mas mais avançadas.A Classe Foca, com o N.R.P. "Foca" como um dos seus membros, foi construída para reforçar a capacidade da Marinha Portuguesa em defesa e patrulhamento marítimo.Estes submarinos foram construídos nos mesmos estaleiros da Itália (Estaleiros Navais de La Spezia), onde o N.R.P. "Espadarte" também foi fabricado. Juntos, formaram a primeira esquadrilha de submarinos da Marinha Portuguesa.Durante a Primeira Guerra Mundial, a esquadrilha, incluindo o N.R.P. "Foca", desempenhou um papel importante em patrulhas de segurança ao largo do porto de Lisboa.Com a entrada em serviço de novos submarinos, a esquadrilha foi desativada e os submarinos, incluindo o N.R.P. "Foca", foram substituídos por outros mais modernos.Em resumo, o N.R.P. "Foca", foi um submarino importante na história da Marinha Portuguesa, fazendo parte da primeira esquadrilha de submarinos do país e participando ativamente nas missões de patrulhamento durante a Primeira Guerra Mundial.Ano de lançamento - 1917.Ao serviço da Marinha Portuguesa até 1934.Deslocamento - 389t; Comprimento - 45m; Velocidade - 14 nós à superfície e 8 nós em imersão; Armamento - 2 tubos com 4 torpedos; Tripulação - 21.
História custodial e arquivística
O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha. A documentação foi transferida para o Arquivo Geral da Marinha e incorporada, em 2006, no Arquivo Histórico.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Transferência
Âmbito e conteúdo
Este fundo contém um conjunto de documentação referente ao Submarino N.R.P. "Foca", tais como: Diários de Navegação; Livro de Ordens do Oficial Imediato; Livros de Registos do Serviço do Oficial Inferior de Divisão; Livro de Registo do Sargento de Dia; Mapa Diário de Funcionamento dos Motores de Combustão; Cargas e Descargas da Bateria; Registo de Trabalhos no Arsenal de Marinha; Registo de Sinais; Livro de Registo do Posto Radiotelegráfico; Mapa dos Elementos das Imersões do Submarino; Livro Mestre de Tirocínios e Navegação; Copiador de Bilhetes de Abono e História e Características do Navio.
Assinaturas
Autógrafas
Ingressos adicionais
Fundo fechado
Sistema de organização
Ordenação por séries temáticas e ordem cronológica.
Condições de acesso
Acessível
Condições de reprodução
Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.
Idioma e escrita
Português
Instrumentos de pesquisa
Índices