Diários Náuticos

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Diários Náuticos

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/BCM-AH/109/001

Tipo de título

Atribuído

Título

Diários Náuticos

Datas de produção

1916  a  1918 

Dimensão e suporte

2 U.I.(1 e 2); Livros; 402 folhas; papel

Extensões

2 Livros
402 Folhas

Produtor

Rebocador "Minho"

História administrativa/biográfica/familiar

O rebocador "Minho" (1916/1920) passou ao serviço do Estado pela Portaria de 2 de Junho de 1916 (OA nº 6A/1916).A lotação de completo armamento aprovado pela portaria nº 684 de 2 de Junho de 1916, era de 18 marinheiros.Passou ao estado de completo armamento em 10 de Junho de 1916 (OA nº 7A/1916).

História custodial e arquivística

O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha. A documentação foi remetida para o Arquivo Geral da Marinha. Em 2011 o Centro de Documentação e Informação e Arquivo Central da Marinha transfere-a para o Arquivo Histórico, onde é incorporada.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Por transferência do Arquivo Intermédio

Âmbito e conteúdo

Esta série é constituída por dois livros náuticos com 402 folhas, onde se encontra registado tudo o que interesse à navegação, como : rumos, caminhos percorridos, terras ou faróis avistados ou à vista, estado do tempo, temperaturas, pressões barométricas e todas as ocorrências passadas, tanto a bordo como no mar, à vista do "Rebocador "Minho"", elaborado pelo Oficial de Quarto, 1916/1920.

Assinaturas

Autógrafas

Ingressos adicionais

Fundo fechado

Sistema de organização

Por séries e por ordem cronológica

Condições de acesso

Acessível

Condições de reprodução

Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.

Cota descritiva

Fundo 109; 6-LIV-2-2; Ls 1 e 2

Cota antiga

6-XI-9-4;Ls 1 e 2

Instrumentos de pesquisa

ìndices