Registos do serviço da máquina, fundeada

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Registos do serviço da máquina, fundeada

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/BCM-AH/109/003

Tipo de título

Atribuído

Título

Registos do serviço da máquina, fundeada

Datas de produção

1916-06-10  a  1918-04-13 

Dimensão e suporte

1 U.I.(4); Livro; 100 folhas; papel

Extensões

1 Livro
100 Folhas

Produtor

Rebocador "Minho"

História administrativa/biográfica/familiar

O rebocador "Minho" (1916/1920) passou ao serviço do Estado pela Portaria de 2 de Junho de 1916 (OA nº 6A/1916).A lotação de completo armamento aprovado pela portaria nº 684 de 2 de Junho de 1916, era de 18 marinheiros.Passou ao estado de completo armamento em 10 de Junho de 1916 (OA nº 7A/1916).

História custodial e arquivística

O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha. A documentação foi remetida para o Arquivo Geral da Marinha. Em 2011 o Centro de Documentação e Informação e Arquivo Central da Marinha transfere-a para o Arquivo Histórico, onde é incorporada.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Por transferência do Arquivo Intermédio

Âmbito e conteúdo

Esta série contém 1 unidade de instalação, livro com 100 folhas onde foram registadas todas as situações de manutenção do navio fundeado, o estado do tempo e as licenças e presenças da guarnição do navio, desde 10 de Junho de 1917 até 13 de Abril de 1918.Este livro contém registos somente até à página 261; As restantes folhas encontram-se sem qualquer registo.

Assinaturas

Autógrafas

Ingressos adicionais

Fundo fechado

Sistema de organização

Por séries e por ordem cronológica

Condições de acesso

Acessível

Condições de reprodução

Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.

Cota descritiva

Fundo 109; 6-LIV-2-2; L 4

Cota antiga

6-XI-9-4; L5

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Índices