Polícia Marítima/Dragão Marinho/Fuzilamentos na Guiné.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Polícia Marítima/Dragão Marinho/Fuzilamentos na Guiné.

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Unidade de instalação   Unidade de instalação

Código de referência

PT/BCM-AH/APAC/001/0006

Tipo de título

Atribuído

Título

Polícia Marítima/Dragão Marinho/Fuzilamentos na Guiné.

Datas de produção

1968  a  1999 

Dimensão e suporte

U.I.; 410 folhas; papel.

Âmbito e conteúdo

Documentação composta por: Processo "Bretagne"; plano Dragão Marinho e plano Carpa; relatório da estadia em Paris do Capitão S. Abou; cópia do relatório da evasão do tenente Kamissoko Mamadou; relatório do fim da missão apresentado por Diawara Alassame ao Capitão Abou Soumah; plano manuscrito de execução de ações terroristas no interior da Republica da Guiné ; relatório do agente que contactou o padre Mateus em Nairobi; relatório sobre a aviação da Republica da Guiné e instalação do governo do PAIGC em BOKE; relatório sobre a morte de Amílcar Cabral; lista de fuzilados após o 25 de Abril de 1974; participação do Destacamento Marítimo da guarda Fiscal, referente ao navio "Sete Cidades"; lista nominal dos militares Portugueses, presos após a independência da Guiné; cópia do despacho n.º 118 referente à competência da Polícia Marítima perante as atribuições da Polícia de Vigilância e Defesa do Estado.

Ingressos adicionais

Fundo fechado.

Condições de acesso

Pelo PARECER 011/2020 da Comissão de Desclassificação de Documentos (Marinha) reunida a 13 de Abril de 2021, foi desclassificada toda a documentação deste Fundo particular do Senhor CMG Alpoim Calvão, à exceção dos documentos que não têm origem na Marinha, como o ofício do Ministério das Finanças, Guarda Fiscal/ Batalhão n.º 1, dirigida ao Comandante da Polícia Marítima do porto de Lisboa, de 29 de dezembro de 1972.

Condições de reprodução

Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução, bem como as previstas na lei.

Cota descritiva

U.I. 6/sala XI-10-1

Idioma e escrita

Português, Francês e Inglês.

Tipo u.i.