Diários Náuticos.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Diários Náuticos.

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/BCM - AH/0420/0001

Tipo de título

Formal

Título

Diários Náuticos.

Datas de produção

1968  a  1991 

Dimensão e suporte

15 U.I. (15 livros; 2004 Folhas; Papel)

Extensões

15 Livros
2004 Folhas

Produtor

N.R.P. Comandante "Roberto Ivens"

História administrativa/biográfica/familiar

CONSTRUÍDA NO ESTALEIRO NAVAL FRANCÊS COMPAGNIE DES ATELIERS ET FORGES DE LA LOIRE, EM NANTES (FRANÇA), SEGUNDO OS PLANOS DAS FRAGATAS FRANCESAS DA CLASSE COMMANDANT RIVIÈRE, A FRAGATA COMANDANTE ROBERTO IVENS (F482), DA CLASSE COMANDANTE JOÃO BELO, FOI AUMENTADA AO EFETIVO DOS NAVIOS DA ARMADA A 23 DE NOVEMBRO DE 1968.

História custodial e arquivística

O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha. A documentação foi transferida para o Arquivo Geral da Marinha e incorporada, em 29-12-2014, no Arquivo Histórico.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Por transferência do Arquivo Intermédio

Âmbito e conteúdo

Inclui: informação de controlo elaborada diariamente pelo oficial de quarto no âmbito da navegação, nomeadamente o registo dos rumos, derrotas e milhas percorridas, terras ou faróis avistados, assim como de todas as ocorrências verificadas a bordo ou no mar. Ordenação: cronológica.

Assinaturas

Autógrafas

Ingressos adicionais

Fundo fechado

Sistema de organização

Organizado por séries e por ordem cronológica

Condições de reprodução

Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.

Idioma e escrita

Português