Submersíveis: N.R.P. "Narval"
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Documento composto
Código de referência
PT/BCM-AH/FG/012-013/00020
Tipo de título
Atribuído
Título
Submersíveis: N.R.P. "Narval"
Datas de produção
1948
a
1954
Dimensão e suporte
U.I.; 1 álbum; 220 positivos; p&b; cartão.
História administrativa/biográfica/familiar
Terminada a II Guerra Mundial, tornava-se necessário tomarmedidas urgentes para substituir os navios da 2ª Esquadrilhaque estavam atingir o final da sua vida útil. A solução adotadaconsistiu em adquirir, na Grã-Bretanha, submersíveis construídos no final da Guerra, em 1944, da classe “S” ( Spur, Saga e Spearhead). Em Portugal foram batizados Narval (S160), Náutilo (S161)e Neptuno (S162), sendo também designados por submersíveistipo “N”, pelo facto de todos eles terem nomes começados poresta letra.O primeiro a ser entregue à Marinha portuguesa foi o Neptuno, a 27 de agosto de 1948, tendo-se realizado a cerimónia emGosport, como aliás aconteceu com os restantes submersíveisda classe. A viagem para Portugal foi realizada sem escolta,tendo chegado a Lisboa a 8 de outubro. A 11 de outubro foi entregue o Náutilo, tendo a sua viagem inaugural decorrido entre 1 e 4 de novembro. Assistiram à sua chegada a Lisboa, embarcados no Náutilo, o Almirante Américo Thomaz, Ministro da Marinha e restantes almirantes.Por último, a 30 de novembro, foi entregue o Narval. Largou deGosport a 17 de dezembro, chegando a Lisboa a 20.As características principais destes navios eram as seguintes:Deslocamento à superfície . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 863 toneladasem imersão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1.000 “Comprimento máximo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61,75 metrosBoca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7,31 “Calado . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .3,2 “Cota máxima operacional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .130 “Velocidade máxima à superfície . . . . . . . . . . . . . . . .14,9 nósem imersão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9 “económica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10 “Autonomia (velocidade económica) . . . . . . . . . . . . . . 8.622 milhasPossuíam como propulsão 4 motores Diesel de 1.150 cv e 2 motores elétricos de 1.300 cavalos. Estavam armados com 1 peça Vickers-Armstrong de 101.6 mm, 1 metralhadora antiaérea Thompson de 20 mm e 6 Tubos lança-torpedos MK8. A sua guarnição era constituída por 45 elementos.
Âmbito e conteúdo
O álbum fotográfico n.º 8, reportagem fotográfica com 220 positivos a p&b de diferentes dimensões.Reúne diferentes ações do submersível: O " bota-abaixo" (lançamento às águas); exercícios com outros submarinos da mesma classe entre eles o S 161 "Náutilo"ao largo da costa portuguesa; estados de prontidão da guarnição; convívios e cerimónias; entrega do Comando; NRP "Narval" ; Exercícios ao largo do Ilhéu Chão o ponto mais a norte das Ilhas Desertas, no arquipélago da Madeira.
Assinaturas
Autografas.
Sistema de organização
Respeita a ordem cronológica do autor Intelectual (Esquadrilha de Submarinos)
Condições de acesso
Livre.
Cota descritiva
PT/BCM-AH/FG/012-013-00020 6/IA/4/2
Cota antiga
Número de Inventário 41
Idioma e escrita
Português.