IATE "SÃO PEDRO"

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IATE "SÃO PEDRO"

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/BCM-AH/NA /127

Tipo de título

Atribuído

Título

IATE "SÃO PEDRO"

Datas de produção

1853  a  1863 

Dimensão e suporte

15 livros; papel.

Produtor

Iate "São Pedro".

História administrativa/biográfica/familiar

Foi construído em S. Martinho, em 1851, para o serviço do Arsenal da Marinha. Foi lançado ao mar em 19 de Abril de 1852 e armou com 2 peças. Depois armou em patacho e, mais tarde, novamente, armou a iate.Serviu como transporte de madeira para o Arsenal e como correio marítimo para Angola. Transportou madeira de Cacheu, transportou milho para Cabo Verde e desempenhou comissões à Guiné. Foi entregue à província de Cabo Verde em 29 de Outubro de 1857 e regressou à metrópole em 29 de Agosto de 1858. Em 18 de Junho de 1855, largou para Southampton, servindo de transporte de prendas para o Príncipe Real Alberto.Em 15 de Abril de 1865, achou-se na Praia e deixou de prestar serviço nesse ano.

História custodial e arquivística

Apesar da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar ter sido criada pelo Alvará de 28 de Julho de 1736, as origens do Arquivo remontam apenas ao ano de 1843, quando o Decreto de 15 de Fevereiro reorganiza a referida Secretaria de Estado, estabelecendo no seu art.º 11º, um arquivo a cargo de oficial ou amanuense. Porém, as reformas frequentes que, a partir do constitucionalismo remodelaram o Ministério, a incorporação de fundos na Biblioteca Nacional (1897), a desanexação do Ministério das Colónias levou a que a documentação de alguns dos fundos da Marinha tivesse ficado dispersa em diferentes organismos, nomeadamente no Arquivo Histórico Ultramarino (originalmente chamado Arquivo Histórico Colonial), e só na década de sessenta do século XX (após a criação do Arquivo Geral da Marinha), se conseguiu que parte dela voltasse à Marinha, onde foi incorporada no seu Arquivo Histórico.O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Transferência.

Âmbito e conteúdo

Inclui:- LIVRO DE REGISTO DE DERROTAS - livro em que os Guarda-marinhas, aspirantes e cadetes escrituram a navegação que, dia a dia, vão fazendo nas suas viagens de instrução.- LIVRO DE REGISTO DE PARTES - MAPAS DO ESTADO ACTUAL DA GUARNIÇÃO - livro onde se encontram os mapas do estado actual da guarnição que identifica o navio, o comandante, as classes de oficiais e o número de elementos por classe, o Corpo de Marinheiros e a respectiva situação: prontos, destacados, licenciados, ausentes, doentes e presos.- LIVRO DE REGISTO DE QUARTOS - livro onde são registados pelo Oficial de Quarto quaisquer elementos que interessem à navegação que vai decorrendo, tais como - rumos, milhas andadas por hora condições de tempo, faróis, navios ou terra à vista, etc.- LIVRO DE REGISTO DE VISITA À ENFERMARIA - livro onde são registados os nomes dos doentes, as moléstias e a sua marcha, as dietas, os remédios e prescrições e as datas de saída.

Ingressos adicionais

Fundo fechado.

Sistema de organização

A documentação está organizada em séries documentais, organizadas cronologicamente, com a seguinte classificação:1 - REGISTO DE DERROTAS.2 - REGISTO DE PARTES - MAPAS DO ESTADO ACTUAL DA GUARNIÇÃO.3 - REGISTO DE QUARTOS.4 - REGISTO DE VISITA À ENFERMARIA.

Condições de acesso

Acessível.

Condições de reprodução

Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.

Idioma e escrita

Português.

Instrumentos de pesquisa

Índices.

Notas de publicação

Referência bibliográficaTrês Séculos no Mar, Dicionário da Linguagem de Marinha Antiga e Actual.