Relatórios do Comandante, nº 6

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Relatórios do Comandante, nº 6

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Unidade de instalação   Unidade de instalação

Código de referência

PT/BCM-AH/0022/02-001/0099

Tipo de título

Atribuído

Título

Relatórios do Comandante, nº 6

Datas de produção

1950-01-23  a  1955-01-01 

Dimensão e suporte

1 U.I.(99); 1 Caixa; 219 folhas; papel

Extensões

1 Caixa
219 Folhas

História administrativa/biográfica/familiar

O Contratorpedeiro " Dão" foi construído nos estaleiros da Sociedade de Construções e Reparações Navais, à Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa. A sua construção foi iniciada em 29 de Maio de 1933, foi lançado à água em 28 de Julho de 1934 e aumentado ao efetivo dos Navios da Armada em 5 de Janeiro de 1935. Foi o 3º Navio da Classe Vouga e também a 3ª construção daqueles estaleiros portugueses. Antes do "DÃO", haviam sido construidos dois Navios destinados a usar os nomes de "Tejo" e "Douro" mas, o governo decidiu cedê-los à Colômbia em Fevereiro de 1934, antes que tivessem sido incorporados no efetivo dos Navios da Armada. Em Julho de 1935 participou em exercícios na área da Madeira e seguiu depois em Comissão para os Açores; Em Setembro de 1936, no dia 8, a sua guarnição sublevou-se, em concertação com as guarnições dos avisos "Afonso de Albuquerque" e "Bartolomeu Dias", com o objetivo de conduzirem os navios para os teatros operacionais da guerra civil espanhola, mas foram bombardeados e impedidos de sair à barra e, como consequência deste envolvimento na chamada "revolta dos navios", esteve em fabricos desde 09-09-1936 até 23-03-1938; Em 1939 andou pela Madeira e pelos Açores, tendo efetuado várias comissões nos Açores, durante o período de guerra, Em 1947 seguiu para a Escócia a fim de ser submetido a fabricos de modernização, que se prolongaram até Maio de 1948; Em 1949 escoltou a força naval que transportou a Lisboa o Chefe do Estado espanhol, generalíssimo Franco; A partir de 1950 teve uma regular participação em exercícios Nato, muitos deles realizados ao largo das Ilhas Britânicas e em Gibraltar; Em Março de 1955 escoltou o cruzador brasileiro "Tamandaré" que transportou o presidente dr. Café Filho em visita oficial a Portugal; Em Maio de 1957, apoiou a viagem oficial do Presidente da República ao Brasil, do General Craveiro Lopes. Em Fevereiro de 1960, no dia 24, seguiu a reboque para Vila Franca de Xira; Foi abatido ao efetivo dos navios da Armada, em Vila Franca de Xira, no dia 06 de Dezembro de 1960.

História custodial e arquivística

O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, criou o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Por transferência do Arquivo Intermédio

Âmbito e conteúdo

Unidade de instalação nº 99, 1 caixa com 219 folhas de relatórios do Comando respeitantes às comissões efetuadas pelo Navio entre 1950 e 1955; Inclui 4 gráficos que ilustram: A comissão fora dos Açores de 24 de Abril a 15 de Agosto de 1950; A comissão dentro dos Açores de 24 de Abril a 16 de Agosto de 1950: Dias 27 e 28 de Abril- viagem com S.Excia. o Almirante Von Holte; Dia 24 de Junho- viagem com S.Excia. o Governador do distrito de Ponta Delgada; Dias 25 e 27- Manobras Navais, cruzeiro nos Açores para adestramento da Guarnição; Dias 22 e 23 de Junho- viagem com S. Excia. o Ministro das Obras Púlica; Dias 31 de Junho, 1 e 2 de Julho cruzeiro nos Açores para adestramento da Guarnição. As amarrações do Porto de Ponta Delgada; As amarrações do Porto da Horta; 1 Gráfico de Navegação referente aos Consumos e Velocidades do Navio; Relatório do Exercício TAGE III, exercício de cooperação entre unidades navais francesas e unidades navais portuguesas; Navegação de 07 de Junho a 05 de Julho, levando a bordo S.Excia o Almirante Comandante Chefe da F.N.M., o seu Chefe do E.M. e um oficial superior observador. Relatório do período que exerceu o Comando, por parte do Oficial que cessa funções, bem como a expressão do seu reconhecimento pela forma benevolente com que sempre foram encaradas as naturais deficiências que surgiram nas atividades do Navio.

Assinaturas

Autógrafas

Ingressos adicionais

Fundo fechado

Sistema de organização

Por séries e por ordem cronológica

Condições de acesso

Acessível

Condições de reprodução

Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.

Cota descritiva

Fundo 22; 6-XXXIX-4-1

Cota antiga

4-V-9-2

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Ìndices

Tipo u.i.