VAPOR "LINCE"

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VAPOR "LINCE"

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/BCM-AH/NA /164

Tipo de título

Atribuído

Título

VAPOR "LINCE"

Datas de produção

1853  a  1877 

Dimensão e suporte

30 livros; papel.

Produtor

Vapor "Lince".

História administrativa/biográfica/familiar

O vapor de hélice "Lince" foi construído em Inglaterra em 1852, nos Estaleiros Green por conta do Ministério da Fazenda. As suas características eram iguais aos do vapor "Argus". Em 14 de Fevereiro de 1853, largou de Falmouth para Lisboa. Foi empregue no serviço da fiscalização aduaneira no Algarve e costa norte. Defendeu Beirolas. Desempenhou missão nas Berlengas. Esperou, no Tejo, a chegada da Rainha D. Estefânia de Ostende.Em 1875, passou mostra de desarmamento com o objectivo de ser vendido. Em 1877, foi mandado entregar à Alfândega, sendo pouco depois vendido.

História custodial e arquivística

Apesar da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar ter sido criada pelo Alvará de 28 de Julho de 1736, as origens do Arquivo remontam apenas ao ano de 1843, quando o Decreto de 15 de Fevereiro reorganiza a referida Secretaria de Estado, estabelecendo no seu art.º 11º, um arquivo a cargo de oficial ou amanuense. Porém, as reformas frequentes que, a partir do constitucionalismo remodelaram o Ministério, a incorporação de fundos na Biblioteca Nacional (1897), a desanexação do Ministério das Colónias levou a que a documentação de alguns dos fundos da Marinha tivesse ficado dispersa em diferentes organismos, nomeadamente no Arquivo Histórico Ultramarino (originalmente chamado Arquivo Histórico Colonial), e só na década de sessenta do século XX (após a criação do Arquivo Geral da Marinha), se conseguiu que parte dela voltasse à Marinha, onde foi incorporada no seu Arquivo Histórico.O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Transferência.

Âmbito e conteúdo

Constituido por documentação produzida pelo navio no cumprimento das suas missões, nomeadamente: Livro Mestre da Guarnição, onde é registado a vida militar da guarnição do vapor "Lince" nomeadamente a classe, divisão, procedência, movimentos do hospital ou destacamentos, culpas e castigos, data de saída do livro, destino e observações; Mapas dos Registos de Embarcações na Costa do Algarve, onde são registados os mapas do registo de embarcações, efectuados na Costa do Algarve, nomeadamente: a qualidade dos navios, nação, nome, nome do Capitão, qualidade da carga, procedência, destino e local onde foi registado; Mapas dos Registos de Embarcações na Costa Norte - Partes do Serviço Efectuado na Máquina e Caldeira - Mapas do Serviço da Máquina e Caldeira, livro onde são registados os mapas do registo de embarcações, efectuados na Costa Norte, nomeadamente: a qualidade dos navios, nação, nome, nome do Capitão, qualidade da carga, procedência, destino, local onde foi registado e ainda o registo e mapas de serviço efectuado na máquina e caldeira do "Lince"; Livro de Registo de Alardo, onde são registados os números e nomes dos homens que compõem a guarnição, e pelo qual é feita a sua chamada quando necessário ou conveniente; livro onde se encontra registado os ofícios expedidos pelo Comandante do vapor "Lince" a diferentes autoridades; livro onde se encontra registado os ofícios recebidos de diferentes autoridades dirigidos ao Comandante do vapor "Lince"; livro onde estão registadas as Ordens Gerais recebidas a bordo do navio; Livro de Registo de Partes - Mapas do Estado Actual da Guarnição, onde se encontram os mapas do estado actual da guarnição que identifica o navio, o comandante, as classes de oficiais e o número de elementos por classe, o Corpo de Marinheiros e a respectiva situação: prontos, destacados, licenciados, ausentes, doentes e presos; e o Livro de Registo de Quartos, onde consta o registo de quaisquer elementos que interessem à navegação que vai decorrendo, tais como - rumos, milhas andadas por hora, condições de tempo, faróis, navios ou terra à vista, etc, elaborado pelo oficial de quarto.

Ingressos adicionais

Fundo fechado.

Sistema de organização

Ordenação cronológica, por séries.

Condições de acesso

Acessível.

Condições de reprodução

Constantes no Regulamento Interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.

Idioma e escrita

Português.

Instrumentos de pesquisa

Índices.