VAPOR "ZARCO"

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VAPOR "ZARCO"

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/BCM-AH/NA /171

Tipo de título

Atribuído

Título

VAPOR "ZARCO"

Datas de produção

1865  a  1876 

Dimensão e suporte

25 livros; papel.

Produtor

Vapor "Zarco".

História administrativa/biográfica/familiar

O vapor "Zarco" foi construído em Liverpool pela casa inglesa Birkenhead Iron Works de Laird Brothers. Foi lançado à água em 15 de Novembro de 1864. Foi entregue a Portugal em 18 de Março de 1865. Era um navio forte e elegante, construído de madeira. Em 1869 foi considerado canhoneira. As qualidades náuticas do "Zarco" foram consideradas más e a artilharia impotente.As suas principais características eram : comprimento entre pp - 43.58 m, boca máxima - 7.92 m; pontal - 3.95 m, calado a vante - 3.30 m, calado a ré - 3.96 m; máquinas - 320 cavalos; armamento - 5 bocas de fogo; lotação em 1865 - 78 homens.Serviu na Estação Naval da América do Sul, Cabo Verde, Guiné e Moçambique. Desempenhou comissão ao Brasil. Integrou uma expedição militar enviada ao distrito da Guiné. Em 1865 deu comboio ao vapor "Mindelo" que conduzia o Rei a Setúbal.Foi mandada desarmar por Portaria de 1 de Dezembro de 1875. Em 26 de Setembro de 1877 foi mandada entregar à Alfândega.

História custodial e arquivística

Apesar da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar ter sido criada pelo Alvará de 28 de Julho de 1736, as origens do Arquivo remontam apenas ao ano de 1843, quando o Decreto de 15 de Fevereiro reorganiza a referida Secretaria de Estado, estabelecendo no seu art.º 11º, um arquivo a cargo de oficial ou amanuense. Porém, as reformas frequentes que, a partir do constitucionalismo remodelaram o Ministério, a incorporação de fundos na Biblioteca Nacional (1897), a desanexação do Ministério das Colónias levou a que a documentação de alguns dos fundos da Marinha tivesse ficado dispersa em diferentes organismos, nomeadamente no Arquivo Histórico Ultramarino (originalmente chamado Arquivo Histórico Colonial), e só na década de sessenta do século XX (após a criação do Arquivo Geral da Marinha), se conseguiu que parte dela voltasse à Marinha, onde foi incorporada no seu Arquivo Histórico.O Decreto-lei n.º 42840, de 10 de Fevereiro de 1960, o Arquivo Geral da Marinha, que substituiu o antigo Arquivo da Marinha. Pelo artigo 3º do referido Decreto-lei, o Arquivo Geral da Marinha é constituído por um Arquivo Central, um Arquivo Histórico, uma Biblioteca e uma secretaria, dispondo de um conselho administrativo. O Decreto-Lei n.º 49/93, de 26/02, aprova a nova Lei Orgânica da Marinha (LOMAR) e altera a estrutura existente. O Decreto Regulamentar nº 35/94, de 01/09 define as competências e Organização dos Órgãos da Marinha de Natureza Cultural, passa o Arquivo Central da Marinha para a dependência orgânica da Biblioteca Central da Marinha, incluindo um Arquivo Central e um Arquivo Histórico) e a Declaração de Retificação nº 213/94, de 30/11 (Marinha) retifica o Dec. Reg. Nº 35/94, extinguindo o Arquivo Geral da Marinha.Por sua vez, A Lei Orgânica da Marinha publicada em 2009 (Decreto-lei 233/2009, de 14 de Setembro) coloca o Arquivo Central na dependência da Superintendência dos Serviços de Tecnologias da Informação, com a denominação de Centro de Documentação, Informação e Arquivo Central da Marinha, continuando o Arquivo Histórico na dependência da Biblioteca Central da Marinha.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Transferência.

Âmbito e conteúdo

Constituido por documentação produzida pelo navio no cumprimento das suas missões, nomeadamente o: Livro de Registo de Ofícios Expedidos, onde consta o registo dos ofícios expedidos; Livro de Registo de Ofícios Recebidos, onde consta os ofícios recebidos de diferentes autoridades dirigidos ao Comandante do navio; Livro de Registo de Ordens Gerais, onde consta o registo das Ordens Gerais; Livro de Registo de Ordens Particulares, onde consta o registo das Ordens Particulares; Livro de Registo de Partes - Mapas do Estado Actual da Guarnição, onde consta os mapas do estado actual da guarnição que identifica o navio, o comandante, as classes de oficiais e o número de elementos por classe, o Corpo de Marinheiros e a respectiva situação: prontos, destacados, licenciados, ausentes, doentes e presos; Livro de Registo de Quartos, onde consta o registo de quaisquer elementos que interessem à navegação que vai decorrendo, tais como - rumos, milhas andadas por hora, condições de tempo, faróis, navios ou terra à vista, etc, elaborado pelo oficial de quarto; Livro de Registo de Receituário; Livro de Registo de Visita à Enfermaria, onde consta o registo dos nomes dos doentes, as moléstias e a sua marcha, as dietas, os remédios e prescrições e as datas de saída.

Ingressos adicionais

Fundo fechado.

Sistema de organização

Ordenação cronológica, por séries.

Condições de acesso

Acessível.

Idioma e escrita

Português.

Instrumentos de pesquisa

Índices.